Porto inaugura sistema fiscal Notícias

Objetivo é diminuir tráfego de veículos pesados próximo ao porto...
A superintendência do Porto de Paranaguá inaugurou na última quarta-feira, 29, um novo sistema de documentação fiscal para reordenar a circulação de caminhões carregados de fertilizantes no trajeto entre o porto e os armazéns das empresas importadoras.
O objetivo da medida é evitar o tráfego de veículos pesados na área urbana de Paranaguá, já que a empresa responsável pelo cadastro e emissão da nota fiscal está localizada próximo a uma escola da cidade, dificultando o trânsito na região e preocupando pais e alunos.
Com o sistema, no momento de pesagem da carga, os veículos recebem uma nota com informações de lote, endereço e CNPJ do comprador. A redução do tempo gasto no processo entre a nacionalização da mercadoria e seu depósito pode chegar a até duas horas.
O documento terá valor de nota fiscal e vale apenas para o transporte, dentro da cidade, de produtos como nitratos e sulfatos, por exemplo. O tempo para emissão do novo documento será o mesmo do gasto hoje para a pesagem dos veículos: cerca de cinco minutos.
“Com isso, ganha o comprador da carga, que terá uma significativa redução no tempo entre porto e armazém, e também a comunidade paranaguara, que deixa de sofrer com o grande fluxo de veículos pesados naquele trecho, tanto em relação aos perigos impostos aos pedestres, como a poeira e o desgaste das ruas” ressalta Mario Lobo Filho, superintendente da Appa.
A estimativa é que, em média, 640 caminhoneiros utilizem o sistema todos os dias. Além da velocidade da emissão, outra vantagem do documento é a segurança para quem compra a carga. Pela internet, será possível que os importadores consultem um relatório mensal com o total movimentado por navio e dados separados por caminhão, com placa e tonelagem transportada.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário