BNDES prorroga Procaminhoneiro para março de 2011

Programa de crédito desenvolvido para estimular a renovação da frota do País é estendido mais uma vez. Projeto é recordista de reclamações [...]
Muito criticado pelos transportadores autônomos e considerado pelo governo como um projeto de sucesso, o Procaminhoneiro teve seu prazo estendido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de 31 de dezembro deste ano para 31 de março de 2011.
Criado pelo governo com o intuito de estimular a renovação da frota do País, o Procaminhoneiro financia, por meio de instituições credenciadas, a aquisição de equipamentos novos e usados (com até 15 anos de fabricação) para pessoas físicas e microempresas do segmento de transporte rodoviário de carga. As vantagens oferecidas são o prazo longo de pagamento, a dispensa de entrada e a taxa fixa de juros de 4,5% ao ano, a menor do mercado.
Dificuldade de acesso
Apesar dos benefícios, o Programa tem abrangência insatisfatória para uma grande parcela dos transportadores autônomos. No momento em que tentam aderir ao Programa, muitos encontram dificuldade ao comprovar renda ou conseguir crédito em bancos, que demonstram desinteresse em repassar as verbas. Além disso, o cumprimento das garantias exigidas pelo BNDES sobre os recursos repassados é outro entrave enfrentado na tentativa de aquisição. A Redação do Portal Transporta Brasil recebe diariamente e-mails de transportadores com queixas a respeito do Programa.
Entidades financeiras credenciadas para o Procaminhoneiro:
* ABC-Brasil, AF-TO, AFEAM Alfa BI, Alfa CFI;
* Banco do Brasil, Badesc, Banco Fidis, Bancoob, Bandes, Banese, Banestes, Banrisul BM, Basa, BBM BM, BDMG, BES BI, Bicbanco, BMG BM, BMG LS, BNB, Boncred FI, BPN BI, Bradesco BM, Bradesco LS, BRB, BRDE, BRP , BV LS;
* Caixa RS, Caterpillar, CEF, Citibank BM, CNH BM, Cresol Baser, Cresol SC-RS;
* Daycoval BM, Desenbahia, Direção CFI, DLL Brasil;
* Fibra BM;
* Goias Fomento, Guanabara BM;
* HSBC BM;
* Industrial B, Indusval BM, Itaú BBA, Itaú BM, Itaú Leasing;
* John Deere;
* Mercedes BM, Mercedes LS, Moneo BM;
* Pine BM;
* Rabobank, Rendimento BM, Rodobens BM;
* Safra BM, Safra LS, Santander BM, Sofisa;
* Unibanco BM;
* Volkswagen BM, Volvo BM, Votorantim BM;

Fonte: Portal Transporta Brasil

0 comentários:

Postar um comentário