Tietê-Paraná passará por novos estudos

O Departamento Hidroviário e a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) assinaram um acordo, estimado em R$ 2,4 milhões para a realização de novos estudos na hidrovia Tietê-Paraná.
O objetivo do convênio entre as entidades é avaliar o uso múltiplo das águas e o aproveitamento do trecho Anhembi-Salto, para geração de energia, navegação e contenção de cheias.
A análise tem duração estimada de 15 meses. Segundo o DH e a EMAE, o convênio prevê a expansão da hidrovia Tietê-Paraná em 200 quilômetros, a partir da cidade de Anhembi, com uma nova conexão hidrovia-ferrovia em Salto.
Com isso, a hidrovia passará a ter 850 quilômetros navegáveis, já que hoje possui 650 quilômetros dentro do Estado de São Paulo. Dentro do projeto está prevista também a construção de até cinco barragens capazes de gerar energia à região. As unidades terão eclusas que permitirão a passagem das embarcações.
De acordo com as instituições, a expansão entre Anhembi- Salto beneficiará o transporte de cargas como soja, milho, etanol e cana. Neste ano, a perspectiva é transportar seis milhões de toneladas de cargas, um milhão a mais que no ano passado.
“A hidrovia cresce, em média, 12% ao ano e com o projeto de expansão e aproveitamento múltiplo estimamos que o movimento atinja 12 milhões de toneladas/ano, após sua conclusão” comenta Frederico Bussinger, diretor do Departamento Hidroviário.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário