Modelo de armazenagem australiano será apresentando na 5CBP2010

Para debater os desafios e as potencialidades enfrentados pelo Brasil na armazenagem de produtos agrícolas, a Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) e o grupo Cotriguaçu promovem, de 19 a 21 de outubro de 2010, a 5ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita e Fórum Latino Americano de Pós-Colheita, em Foz do Iguaçu (PR).
Um dos temas em debate será a apresentação do inovador modelo australiano de armazenagem de grãos e de sementes. Na década de 1990, a Austrália, sob pressão do mercado internacional de grãos, teve que adaptar seus silos para oferecer produtos dentro dos padrões de qualidade, exigidos pelos países compradores. “As indústrias australianas criaram silos herméticos, facilitando a eliminação de pragas com a difusão de produtos químicos gasosos (fosfina) pelo interior do silo”, explica o presidente da Abrapos, Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja.
Para apresentar as técnicas adaptáveis ao sistema brasileiro de armazenagem, a 5ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita convidou dois palestrantes do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Estado de Queensland, Austrália, Manoj Nayak e Philip Burril, que abordarão o problema das pragas nos grãos armazenados e a técnica de hermeticidade de silos.
Segundo Lorini, dado o volume de grãos produzidos atualmente no Brasil - 143 milhões de t. (Conab) - é urgente a busca por novos métodos de eliminação e controle de pragas, assim como uma maior proteção dos produtos armazenados. “Nossos armazéns são preparados apenas para guardar grãos. Não são adaptados ao sistema de expurgo de pragas por intermédio de gases, um dos métodos mais modernos e menos impactantes na eliminação das pragas na armazenagem”, afirma Lorini.
Os armazéns herméticos favorecem o expurgo de pragas pela utilização de gás – como a fosfina. “É essencial que o local a ser expurgado permita a vedação completa, a fim de evitar desperdício do produto e potencializar sua eficácia”, explica Lorini.
Outra opção é a aplicação de fosfina líquida ou pura, que pode ser introduzida no Brasil como nova forma de aplicação nos armazéns e silos. Para apresentar o sistema de aplicação e o futuro uso no Brasil, a programação contará com a palestra do pesquisador da indústria química Fosfoquim de Santiago, no Chile.
A 5ª Conferência Brasileira de Pós Colheita e Fórum Latino Americano de Pós Colheita são uma realização da Abrapos e do grupo Cotriguaçu, formado pelas cooperativas Coopavel, C. Vale, Lar e Copacol.
A programação completa do evento pode ser acessada no site da Abrapós: http://www.abrapos.org.br/

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Contribuição da aluna Laís Ferrari - Ferrari, Zagatto

0 comentários:

Postar um comentário