Curso: Gestão Estratégica dos Transportes

O transporte constitui o componente mais visível dos custos logísticos de uma empresa, chegando em alguns casos a até 60% de seu montante total. Na economia das nações, os gastos agregados com transporte chegam até a 10% do PIB. O transporte, além disto, é elemento fundamental para a dinâmica da distribuição física em diferentes cadeias de suprimento, possuindo forte interação com as políticas de estoque e os sistemas de processamento de pedidos.
Nesta década, o Brasil vive uma situação singular de potencialidades a serem exploradas no setor de transportes. A privatização das ferrovias, a desregulamentação do setor portuário, o renascimento do transporte de cabotagem e o surgimento de empresas de transporte aéreo expresso são elementos que certamente contribuirão para reduzir a participação do modal rodoviário em nossa matriz de transportes. O entendimento das particularidades de cada um destes modais é fundamental para que se repense o transporte em diferentes setores da economia brasileira, contribuindo, sob uma perspectiva macro-econômica, para a redução do "custo Brasil" e sob uma perspectiva micro-econômica, para a prestação de serviços de transporte de maior valor agregado.

O curso em questão tem por objetivos apresentar os principais conceitos, abordagens e filosofias relevantes para a gestão estratégica dos transportes.




0 comentários:

Postar um comentário