Na madrugada de domingo dia 27/09/2010 às 02h56min na Cidade de Rio Branco do Sul aconteceu uma colisão atípica, que envolveu duas composições de trens qual deixou uma vítima fatal o maquinista colaborador da América Latina Logística, o Sr. João Gonçalves dos Santos de 34 anos, operador de uma das composições que trabalhava a 15 anos na função e que no momento da tragédia manobrava sua composição durante operação de carregamento de cimento ensacado, nas plataformas de embarque e desembarque.
Uma composição de seis Locomotivas que estava no posto de descanso e passagem de serviço a qual se encontra parada e seu condutor fora da mesma a aproximadamente um kilômetros de distância de onde houve a colisão, iniciou seu movimento devido o declive do terreno, acredita-se que a composição alcançou 35 kilômetros por hora no momento do choque, e que este fato se deu por não estar com seus freios estacionários acionados ou por problemas mecânicos, motivos estes a serem apurados pela Polícia Técnica Científica.
Equipes da Brigada de Incêndio atenderam prontamente logo após o grande e estrondoso barulho na madrugada onde verificaram que o operador encontrava-se preso em meio às ferragens, apresentando ausência de pulso e respiração imediatamente solicitaram equipes de apoio onde à primeira guarnição a chegar ao local foi do Bombeiro Comunitário de Rio Branco do Sul que confirmou a ocorrência e aguardou apoio que veio da cidade de Curitiba 1° GB Posto Pilarzinho, esta a aproximadamente trinta kilômetros da situação, para realizar o serviço de desencarceramento, retirada e prevenção.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco do Sul, pertencente ao 3° Sub Grupamento de Bombeiros, Campo Largo, do 6° GB São José dos Pinhais, nesta mesma data realizou um acompanhamento das equipes de manutenção que realizavam o transbordo da carga e a retirada dos vagões e locomotivas que deverá estender-se até o dia 29/09 esta operação é morosa devido a aplicação de guindastes para serviços pesados, para remover as locomotivas que pesam aproximadamente 60 toneladas cada, e com o auxílio de máquinas caminhões, tratores e colaboradores que estão sendo empenhados para realização do serviço com segurança.
Segundo o Coordenador de transporte da ferrovia local, o prejuízo é de grande monta, pois ainda não se tem como finalizar a avaliação no local, mas várias Locomotivas estão sendo previamente avaliadas como perda total, além dos 6 dos 26 vagões avariados, parte da ferrovia já foi liberada, e a sua total liberação para operação é para a tarde do dia 29/09 quarta feira.
Durante o acompanhamento da operação no local o Senhor Maurício José Vaz dos Santos, Coordenador Municipal de Defesa Civil, salientou a importância das ações desenvolvidas pela equipe de Brigadistas da Votorantin Cimentos que bem doutrinados além do primeiro atendimento e solicitação do apoio necessário, evitaram danos ambientais pois contiveram o óleo diesel que vazavam dos tanques de combustíveis estes com capacidades individuais de cinco mil litros.
Postado pelo 3° Sargento BM ALVACIR FERREIRA
Comandante dos Postos de Bombeiros Comunitários de Rio Branco do sul e Almirante Tamandaré – Pr.
3°SGB/6° GB
Contribuição do amigo Mauro Roberto Ribeiro - Bauru - SP
Uma composição de seis Locomotivas que estava no posto de descanso e passagem de serviço a qual se encontra parada e seu condutor fora da mesma a aproximadamente um kilômetros de distância de onde houve a colisão, iniciou seu movimento devido o declive do terreno, acredita-se que a composição alcançou 35 kilômetros por hora no momento do choque, e que este fato se deu por não estar com seus freios estacionários acionados ou por problemas mecânicos, motivos estes a serem apurados pela Polícia Técnica Científica.
Equipes da Brigada de Incêndio atenderam prontamente logo após o grande e estrondoso barulho na madrugada onde verificaram que o operador encontrava-se preso em meio às ferragens, apresentando ausência de pulso e respiração imediatamente solicitaram equipes de apoio onde à primeira guarnição a chegar ao local foi do Bombeiro Comunitário de Rio Branco do Sul que confirmou a ocorrência e aguardou apoio que veio da cidade de Curitiba 1° GB Posto Pilarzinho, esta a aproximadamente trinta kilômetros da situação, para realizar o serviço de desencarceramento, retirada e prevenção.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco do Sul, pertencente ao 3° Sub Grupamento de Bombeiros, Campo Largo, do 6° GB São José dos Pinhais, nesta mesma data realizou um acompanhamento das equipes de manutenção que realizavam o transbordo da carga e a retirada dos vagões e locomotivas que deverá estender-se até o dia 29/09 esta operação é morosa devido a aplicação de guindastes para serviços pesados, para remover as locomotivas que pesam aproximadamente 60 toneladas cada, e com o auxílio de máquinas caminhões, tratores e colaboradores que estão sendo empenhados para realização do serviço com segurança.
Segundo o Coordenador de transporte da ferrovia local, o prejuízo é de grande monta, pois ainda não se tem como finalizar a avaliação no local, mas várias Locomotivas estão sendo previamente avaliadas como perda total, além dos 6 dos 26 vagões avariados, parte da ferrovia já foi liberada, e a sua total liberação para operação é para a tarde do dia 29/09 quarta feira.
Durante o acompanhamento da operação no local o Senhor Maurício José Vaz dos Santos, Coordenador Municipal de Defesa Civil, salientou a importância das ações desenvolvidas pela equipe de Brigadistas da Votorantin Cimentos que bem doutrinados além do primeiro atendimento e solicitação do apoio necessário, evitaram danos ambientais pois contiveram o óleo diesel que vazavam dos tanques de combustíveis estes com capacidades individuais de cinco mil litros.
Postado pelo 3° Sargento BM ALVACIR FERREIRA
Comandante dos Postos de Bombeiros Comunitários de Rio Branco do sul e Almirante Tamandaré – Pr.
3°SGB/6° GB
Contribuição do amigo Mauro Roberto Ribeiro - Bauru - SP
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