Plataforma Multimodal de Goiás - Uma perspectiva Logística para o Brasil

Para ser competitivo, um país, um estado, uma cidade ou uma empresa deve lançar mão de todas as ferramentas disponíveis capazes de dinamizar o processo produtivo. Agregar condições naturais, como clima, solo e água, à disponibilidade de mão-de-obra e de tecnologia são fatores importantes.
Igualmente, há consenso que qualidade, serviço adequado, distribuição, inovação e custo são peças determinantes, uma espécie de commodity, para o sucesso de qualquer produto ou empreendimento. Sendo assim, não basta tê-las para garantir sobrevivência e vultosos lucros. É preciso um diferencial que pode ser a otimização de alguns desses mesmos itens.
No interligado e veloz cenário econômico atual, ter canais modernos e eficientes de comercialização e distribuição são fatores que fazem a diferença. A logística é considerada a última fronteira para redução de custos. Termos como inteligência logística, convergência agregada e integração de infra-estrutura e modos de transporte fazem parte de um conceito de movimentação e distribuição de mercadorias conhecido como plataformas logísticas multimodais.
Surgidas na França nos anos 60, as plataformas logísticas multimodais são definidas como uma zona delimitada em que se exercem atividades relativas ao transporte, à logística, à distribuição de mercadorias, tanto para o trânsito interno quanto para o internacional. Em muitos casos também incluem bases industriais, resultando em agregação de valor aos mais diversos produtos. É um exemplo de combinação ideal de multimodalidade, telemática, serviços de apoio e otimização de fretes, resultando em maior eficiência no processo e redução de custos.
A primeira dessas centrais de inteligência logística a ser implantada no Brasil é a Plataforma Logística Multimodal de Goiás, iniciativa do governo goiano, que será instalada em Anápolis, a 52 quilômetros de Goiânia, centro geográfico do País. Ela estará localizada no entroncamento de importantes vetores logísticos nacionais – rodoviários e ferroviários –, rota principal do agronegócio do País e no centro estratégico do continente sul-americano.
Estimativas indicam que a redução de custos logísticos em plataformas similares pode alcançar até 12%, além de colaborar para redução dos gargalos de transporte e do chamado custo Brasil.

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