Pecém cresce 63% no movimento de carga

Nos primeiros sete meses deste ano, o Porto do Pecém movimentou 1.419.789 toneladas de carga, o que representa um incremento de 63% sobre o volume manipulado no mesmo período do ano anterior.
De acordo com a administração portuária de Pecém, a movimentação de longo curso teve elevação de 65%, com mais de um milhão de toneladas transportadas. Já a cabotagem contribuiu com 358 mil toneladas e acréscimo de 58%.
Na ocasião, os produtos mais movimentos foram os da indústria siderúrgica, com 448 mil toneladas e acréscimo de 146% em relação aos primeiros sete meses de 2009. Conforme informações do porto, os materiais plásticos também registraram índices positivos, com o transporte de 2.482 toneladas na exportação e 18.180 na importação.
As exportações de alumínio cresceram 304%, gorduras e óleos animais e vegetais tiveram incremento de 134%, enquanto a de calçados teve variação positiva de 57%. No que se refere a importações, destaque para produtos siderúrgicos, movimentação de clínquer e escória e produtos para a indústria cimenteira.
Pecém se mantém em primeiro lugar, entre todos os portos brasileiros, no quesito movimentação de frutas. Apesar da redução de 16%, movimentou 86.498 toneladas, com destaque para a banana, melão, castanha de caju e manga.
Ranking
De janeiro a julho, Pecém teve participação de 26% em todo o Brasil na exportação de frutas, seguido pelos portos de Santos e Rio Grande, com 17% cada um, Mucuripe com 12% e Itajaí e Natal com 10%, respectivamente.
Na movimentação de calçados o Pecém também ficou em primeiro lugar com participação de 38%, seguido dos portos de Rio Grande, com 32%, Santos, com 16% e Mucuripe com 5%.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário