Eleições 2010 têm novidades no sistema de rotas e logística de urnas

O sistema de rotas é um software já utilizado nas eleições de 2006 e 2008, mas que a partir da avaliação das últimas eleições, este ano vai contar com inovações.
A nova versão do programa permite que o usuário separe rotas idênticas, cadastrando diferentes percursos de ida (distribuição) e volta (coleta). Também será possível imprimir os controles e recibos de entrega destinados aos cartórios, delegados de prédio e à transportadora responsável pela distribuição e coleta dos equipamentos. Com os documentos impressos e assinados, vão ser possíveis de registrar, dentre outras coisas, os horários reais de execução dos serviços de entrega das urnas e de recolhimento de urnas e mídias. Além disso, o sistema é configurável para as próximas eleições e também tem a opção de recuperar e visualizar informações de eleições anteriores.
O novo sistema de rotas está ainda em homologação e deve ser testado em algumas zonas eleitorais. Quem gerenciou o projeto foi o chefe da seção de Desenvolvimento de Sistemas, André Barotto e sua equipe. Ainda participaram o chefe da seção de Processamento de Eleições, José Luiz Viana, o coordenador de Eleições, Paulo Dionísio Fernandes e o representante das Zonas Eleitorais no GAPE, Ayrton Teixeira.
Na pauta da apresentação, Jairo Almeida também falou a respeito da logística de urnas. Atualmente a Justiça Eleitoral catarinense por exemplo, conta com 16.592 urnas eletrônicas. Para as próximas eleições estão previstas novidades. Todas as urnas eletrônicas passaram por um recall. A atividade ainda está sendo feita nas urnas de Joinville, pois estavam sub judice. Além disso, algumas urnas modelo 2009 devem ser enviadas pelo TSE no início do mês de julho. A previsão é de que pelo menos 800 máquinas estejam à disposição do TRESC nas próximas eleições. Nessas urnas o disquete será substituído pela memória de resultado, semelhante a um pen drive.
O calendário das próximas atividades prevê a recepção de urnas entre os dias 3 e 31 de agosto e o treinamento dos técnicos de urna em dois módulos: nos dias 30 e 31 de agosto e nos dias 27 e 28 de setembro. Nesse meio tempo, entre 9 e 22 de setembro, o sistema de rotas já deve estar disponível para que os cartórios eleitorais iniciem a elaboração dos roteiros de distribuição e coleta.

Fonte: TRE (Tribunal Regional Eleitoral)

0 comentários:

Postar um comentário