Desembarque de veículos terá prioridade

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) anunciou que a exportação e importação de ônibus e peças para caminhões e máquinas agrícolas, além de outras cargas carregadas sobre rodas, terão prioridade no Porto de Paranaguá.
A ordem de serviço número 135/2010 da empresa altera o regulamento de programação e atracação de navios de operação por rolamento, também chamados de Ro-Ro.
Conforme anunciado, o objetivo é dar agilidade ao embarque dessas cargas, já que a exportação por navios que operam por rolamento cresceu mais de 22%, na comparação entre os primeiros sete meses deste ano e o mesmo período do ano passado.
Para o superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, a nova medida segue as tendências do sistema portuário mundial e deve atrair negócios importantes para o Estado. “Essas alterações vão permitir que Paranaguá atenda mais linhas internacionais”, aponta.
A ordem de serviço 135/2010 foi apresentada na quarta-feira (25), durante a reunião trimestral de janelas de atracação, que reúne operadores e armadores portuários que atuam com movimentação contêineres e veículos.
Ela regulamenta que navios Ro-Ro, que tenham até 200 metros de comprimento, terão atracação preferencial no berço 208 (quando o carregamento mínimo for de 2 mil toneladas e o tempo de atracação for de, no máximo, 24 horas) e no berço 209 (quando o carregamento mínimo for de 5 mil toneladas).
Para utilizar as janelas públicas de atracação, oferecidas com dia e hora pré-estabelecidos para serviços semanais regulares, os agentes marítimos responsáveis pela embarcação devem solicitar o espaço com antecedência mínima de sete dias à data de chegada do navio.
Com isso, a Appa pretende aumentar ainda mais a movimentação de cargas sobre rolamentos, que, entre janeiro e julho de 2010, chegou a 176,7 mil toneladas e já corresponde a 63% do total movimentado em 2009.
O documento prevê, ainda, a diminuição no tempo de agendamento das janelas de atracação para navios full-conteineres para até 48 horas e a diminuição da prancha mínima (carregamento mínimo) para navios de carga geral, além de estabelecer alterações no coeficiente de produtividade na movimentação.

Fonte: WebTranspo

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