Holanda: entrada da Cutrale na Europa

Roterdã se consagra como hub logístico...
A Cutrale transformou o Porto de Roterdã, na Holanda, na porta de entrada de seus produtos na Europa. Neste ano, o país já responde por 60% das 400 mil toneladas que a companhia distribuiu no mercado exterior. Em valores, a operação atingiu o volume de US$ 480 milhões, registrando um aumento de 32% com relação ao mesmo período de 2009.
A parceria holandesa é uma das mais importantes para o Grupo. A escolha não foi por acaso, uma vez que, segundo a empresa, trata-se da principal área portuária do mundo para a distribuição e comercialização de frutas, contanto com muitos terminais para receber e armazenar os produtos.
No ano passado, a empresa foi responsável por 35% de toda a carga que o Brasil exportou do segmento de suco de laranja concentrado.
“Roterdã é um dos maiores portos do mundo e detém grande importância para os nossos negócios internacionais. No local, temos uma estrutura suficiente para receber toda a mercadoria e distribuí-la para diversos países do Velho Continente”, declara Carlos Viacava, diretor corporativo da Cutrale.
Mini fábrica
O terminal da Cutrale no porto de Roterdã, segundo o executivo, além de local para armazenagem, funciona como uma “mini fábrica”, onde o suco concentrado recebe uma preparação para ser entregue aos clientes. O processo é realizado por 67 funcionários de 17 países diferentes.
“Finalizamos o processo de tratamento do suco concentrado, incluindo a polpa e aromas de acordo com pedidos dos clientes.Em seguida, os caminhões distribuem por toda a Europa”, reitera Viacava.
Antes de chegar à Holanda, a carga – que inclui a própria fruta e a polpa cítrica, utilizada como ração animal – deixa as unidades da Cutrale de Araraquara, Colina, Conchal, Uchôa e Itápolis, em São Paulo, em direção ao terminal da empresa no Guarujá (SP).
O segundo ponto de recebimento de produtos da Cutrale no exterior é a Inglaterra, seguido de Estados Unidos e Japão. Apesar de ser o principal hub de distribuição do volume exportado, apenas uma pequena parte da carga fica na Holanda, cuja população é de aproximadamente 16,5 milhões de habitantes.
“O mercado holandês também consome os nossos produtos, mas não é o principal mercado. O foco são os demais países como Alemanha, França, Rússia, Grécia, Turquia, entre outros”, observa Viacava.
Segundo Viacava, mesmo com esse incremento nos primeiros meses do ano, a companhia trabalha com a expectativa de ‘apenas’ manter o desempenho de exportações do ano passado, alcançando o faturamento de US$ 800 milhões.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário