Frota de embarcações frigoríficas está ameaçada

As taxas de afretamento para embarcações reefer estão abaixo das médias históricas registradas, resultando em perspectivas negativas para o segmento. Nos últimos cinco anos, a taxa média de demolição de navios frigoríficos foi de 16 unidades por ano - no exercício passado o valor dobrou para 31.
Atualmente, apenas nove embarcações frigoríficas estão em construção em estaleiros; oito com a Seatrade (líder neste mercado) e um com a Laskaridis. As datas de entrega para estas unidades foram postergadas para 2013.
A baixa demanda e a concorrência com porta-contêineres declinaram as taxas de afretamento do setor para os níveis mais baixos registrados em cinco anos. Com a previsão de entrega de novos porta-contêineres com grande capacidade para reefer plugs até o final de 2011, o número de embarcações frigoríficas disponíveis deve aumentar.
Em novembro do ano passado, a frota de navios frigoríficos estava estimada em 829 unidades, sendo que cerca de 194 unidades (ou 23%) estão ociosas, de acordo com análise da LLI (Lloyd`s List Inteligence).

Fonte: ANTF e Guia Marítimo

0 comentários:

Postar um comentário