Tecnologia flex chega ao setor aéreo

O segmento aéreo está perto de ser beneficiado com a tecnologia bicombustível. Após desenvolver o sistema flex para automóveis, a Magneti Marelli apresentou nesta semana, em São José dos Campos (SP), uma solução multicombustível para aviões.
Desenvolvido em parceria com a APA (Divisão de Propulsão Aeronáutica) e com IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), o sistema permite que as aeronaves propulsionadas por motor de combustão interna a pistão utilizem gasolina de aviação álcool combustível (etanol) ou a mistura em qualquer proporção desses dois combustíveis.
Entretanto, trata-se de uma evolução do SFS® (Software Flexfuel Sensor) para a “aviação geral”, não se incluindo nesta classificação aeronaves de grande porte, como as utilizadas em vôos comerciais, por exemplo, as aeronaves utilizadas por companhias aéreas.
A Magneti Marelli trabalha com previsão de que a aplicação da tecnologia esteja finalizada e pronta para ter sua comercialização iniciada em aproximadamente dois anos. Além do desenvolvimento da tecnologia, a empresa é, também, responsável pela certificação do produto.
“Assim como fomos pioneiros no desenvolvimento, aplicação e fornecimento do sistema multicombustível para automóveis, contribuindo para a independência energética e redução de emissões, esperamos que o setor aeronáutico possa caminhar da mesma forma”, afirma Virgilio Cerutti, presidente do Grupo Magneti Marelli no Mercosul.

Fonte: WebTranspo

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