Reciclagem de caminhões reúne especialistas na CNT

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) realiza no dia 12 de agosto o Seminário Internacional sobre Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota. O objetivo é mostrar as iniciativas desenvolvidas nas Américas e na Europa e identificar os principais desafios brasileiros nesse setor.
O evento será realizado na sede da CNT, em Brasília, das 9h às 17h30, e terá a participação do Centro de Experimentacion e Seguridad Vial - CESVI da Espanha e da Argentina, de representantes do governo mexicano e do Instituto Aço Brasil (IABr). As inscrições estão abertas.
Um dos principais desafios brasileiros que serão discutidos é a visão da reciclagem de caminhões sob o ponto de vista da rentabilidade. Dados recentes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) indicam que a idade média da frota de caminhões brasileira é de 18 anos, e que mais de 44% dessa frota já ultrapassou 20 anos de uso.
Nessa perspectiva, o evento buscará discutir assuntos como reciclagem de óleos, baterias e pneus em centros de reciclagem; transporte de carcaças e fragmentação dos resíduos para a fabricação de novos veículos. O tema faz parte do "Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões - RenovAR", lançado pela CNT em 2009.
O documento é o marco inicial para a implementação de um programa de crédito ao caminhoneiro autônomo e micro-empresas de transporte; de gestão ambiental e de estímulo econômico-financeiro aos integrantes da cadeia produtiva de caminhões (fabricantes, montadoras e distribuidoras autorizados dos veículos). A programação completa está disponível no site Despoluir - Programa Ambiental do Transporte.

Fonte: Frota & Cia

0 comentários:

Postar um comentário