Capacidade pode chegar a 230 mi de ton...
Até 2024, a capacidade de movimentação de cargas no Porto de Santos poderá triplicar, passando dos atuais 83 milhões de toneladas para 230 milhões, informou Pedro Brito, ministro dos Portos, em palestra na Secretaria de Assuntos Estratégicos.
No período, os dez mais importantes portos brasileiros irão receber incentivos para infraestrutura e logística, dentro de uma política específica de planos diretores, de modo a aumentar sua capacidade de recebimento de carga.
Os investimentos fazem parte de plano para o setor portuário, iniciado com metas para as próximas duas décadas. “O plano vai nos orientar em relação às necessidades de investimentos públicos e privados para os próximos anos”, explicou Brito.
O aumento de investimento na infraestrutura dos portos poderá facilitar a entrada de mais e maiores navios para descarga de produtos no País. “No porto de Santos, estamos dragando para 15 metros de profundidade”, disse o ministro.
Segundo ele, com essa operação, a Marinha poderá autorizar a aproximação de navios com maior capacidade de carga. “A dragagem imediatamente gera maior eficiência na operação portuária, isso porque navios maiores vão entrar no porto, reduzindo custos”, explicou.
No encontro, o ministro também lembrou que a atividade portuária exige planejamento e estudo de escala (estrutura específica para os navios) para ser eficiente. “Não posso montar uma estrutura para receber navios de grande capacidade e receber um navio por ano, porque é desperdiçar recursos”, finalizou Brito.
Fonte: WebTranspo
Até 2024, a capacidade de movimentação de cargas no Porto de Santos poderá triplicar, passando dos atuais 83 milhões de toneladas para 230 milhões, informou Pedro Brito, ministro dos Portos, em palestra na Secretaria de Assuntos Estratégicos.
No período, os dez mais importantes portos brasileiros irão receber incentivos para infraestrutura e logística, dentro de uma política específica de planos diretores, de modo a aumentar sua capacidade de recebimento de carga.
Os investimentos fazem parte de plano para o setor portuário, iniciado com metas para as próximas duas décadas. “O plano vai nos orientar em relação às necessidades de investimentos públicos e privados para os próximos anos”, explicou Brito.
O aumento de investimento na infraestrutura dos portos poderá facilitar a entrada de mais e maiores navios para descarga de produtos no País. “No porto de Santos, estamos dragando para 15 metros de profundidade”, disse o ministro.
Segundo ele, com essa operação, a Marinha poderá autorizar a aproximação de navios com maior capacidade de carga. “A dragagem imediatamente gera maior eficiência na operação portuária, isso porque navios maiores vão entrar no porto, reduzindo custos”, explicou.
No encontro, o ministro também lembrou que a atividade portuária exige planejamento e estudo de escala (estrutura específica para os navios) para ser eficiente. “Não posso montar uma estrutura para receber navios de grande capacidade e receber um navio por ano, porque é desperdiçar recursos”, finalizou Brito.
Fonte: WebTranspo
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