Ministra defende economia verde para setor de transportes

No terceiro dia da 10ª edição do Challenge Bibendum, a ministra Izabella abriu o primeiro painel do fórum sobre os cenários de energia, clima e transporte provocando uma reflexão entre os representantes do setor de transporte que participam do evento. "Com o crescimento econômico e social do País, que proporcionou um novo patamar de consumo, precisamos despertar para um olhar inovador em relação aos requisitos de uso dos recursos ambientais", alertou a ministra.
O evento, organizado pela Michellin, tem o objetivo de abordar questões ligadas ao transporte rodoviário, como fornecimento de energia, emissões de gás de efeito estufa, segurança rodoviária, poluição urbana e congestionamento. A ideia é mobilizar os representantes do setor para buscar o apoio necessário e colocar em prática soluções a favor da mobilidade rodoviária sustentável.
Nesse sentido, a ministra destacou programas importantes de regulamentação e inspeção veiculares, como o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e o Nota Verde, sistema de classificação dos veículos em função de suas emissões atmosféricas, que visa dar subsídios ambientais ao consumidor na hora de tomar a decisão sobre qual veículo adquirir.
"Há uma discussão no governo para aproximar cada vez mais as questões econômicas e ambientais. O Governo Federal está estudando a possibilidade de usar a Nota Verde como variável ambiental para a base de cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).", disse Izabella.
Para a ministra, a política econômica adotada pelo Brasil para enfrentar a crise financeira, reduzindo o IPI para a indústria automobilística, é um belo exemplo de como o desenvolvimento pode causar impacto positivo sobre o meio ambiente. "Da crise se fez uma oportunidade para renovar a frota brasileira de veículos. Agora temos carros com tecnologia mais moderna circulando. Veículos com motores flex, que permitem o consumo de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, e emitem menos".
De acordo com Izabella, desde a instituição do Proconve pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em 1986, as emissões de veículos leves nas grandes cidades reduziu, em média, 94%. Para melhorar essa estatística, nos últimos dois anos o Conama aprovou novas fases para o Proconve, tanto para veículos pesados, como para veículos leves, que serão iniciadas em 2012 e 2013, respectivamente, exigindo limites máximos de emissões atmosféricas de poluentes ainda mais restritivos.

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Fonte: ANTF

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