Estados estudam projeto ferroviário

Com um projeto em andamento, a revitalização da Ferrovia do Contestado, localizada na região de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), ganhou apoio de empresas, como a Ferroeste, e autoridades políticas dos dois estados. O projeto já conta com R$ 500 mil de recursos para implementação.
Denominado “Projeto de Turismo Terra dos Pinheirais”, o empreendimento conta com parceria Secretaria de Turismo do Paraná e das prefeituras. “O foco nos negócios e busca alinhamento estratégico com o trade turístico e está atuando pelo terceiro ano consecutivo na região”, declarou Nádia Terumi Joboji, representante do Sebrae-PR.
Segundo ela, a Serra Verde Express, que já opera o trem turístico e a litorina, “pode vir a ser parceira no projeto junto com a Associação Amigos do Trem”. Para isso, informou, a empresa de turismo ferroviário pretende fazer um estudo de viabilidade do projeto.
Para o deputado Ângelo Vanhoni, a Ferrovia do Contestado é importante “sob o ponto de vista da preservação da memória, em seu aspecto ferroviário e de desenvolvimento econômico regional, e sob o ponto de vista da memória social, porque a região foi área de um grande conflito como foi a Guerra do Contestado”.
Segundo o prefeito de Porto União, Renato Stasiak (PMDB), a “participação dos dois estados no projeto demonstra a importância da Ferrovia do Contestado, que esperamos seja um importante instrumento de desenvolvimento para a região”.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário