Conceitos da intermodalidade

Ao analisar o transporte intermodal de mercadorias, a Delft University of Technology, da Holanda, e a Vrije Universiteit Brussel, da Bélgica, decidiram concentrar-se sobre o a integração do trilho, o trem, com a rodovia, o caminhão, principalmente por razões geográficas. Na maioria dos países, todos os embarcadores têm acesso à via férrea, fato que pode não ocorrer nos países que não têm litorais, e poucos países têm o transporte fluvial. Na opinião dessas universidades o transporte intermodal caminhão-trem pode ser caracterizado por:
• É necessária a divisão de tarefas entre os modos com respeito a curta e a longa distância na cadeia de transporte. O transporte intermodal, ferroviário e rodoviário, não é simplesmente a combinação de dois modos. Essa integração inclui a divisão de tarefas entre a curta distância realizada pelo caminhão e a longa distância pelo trem, bem como a sincronização dos horários. Ao transporte rodoviário é atribuído a recolha e distribuição de mercadorias, enquanto ao transporte ferroviário é atribuído o deslocamento de longa distância na cadeia de transporte intermodal.
• O transporte ferroviário envolve grandes unidades de carga que exigem a agregação dos fluxos de mercadorias, com a finalidade de reduzir custos de transporte, que é um dos objetivos do transporte intermodal.
• Os horários devem ser sincronizados e uniformes entre os diferentes modos. A sincronização de calendários implica que a carga não deve ser armazenada nem manuseada durante o seu percurso desde a origem ao destino, ou seja, uma viagem perfeita, que é o objetivo a ser alcançado.
• A utilização de unidades de carga padronizadas aumenta a eficiência da cadeia de transporte intermodal. Muitas commodities podem ser manipuladas e transbordadas com equipamentos padronizados, condição que pode facilmente alternar o uso entre qualquer seqüência de modos. Em contrapartida, os diferentes tipos de carga a granel podem exigir um equipamento exclusivo dedicado somente para aquela operação. Por exemplo, grão e óleo requerem diferentes tipos de equipamentos, instalações e material rodante.
• O transbordo da carga entre as unidades de cada modo é inerente à divisão de tarefas entre o transporte de curta distância e de longa distância. No entanto, o transbordo intermodal distingue-se pela manutenção da qualidade e quantidade da mercadoria dentro de um custo adequado dentro do transporte intermodal. Além disso, ele envolve a transferência de um modo para outro, o qual desempenha um papel crucial para manter um calendário sincronizado e, muitas vezes apertado.
• O transporte intermodal necessita de uma gestão com multi-atores. O nível de complexidade é maior no transporte intermodal, pois o mesmo envolve diversas organizações, cada uma delas deve organizar e controlar uma parte da cadeia do transporte integrado. Poderíamos chamar isso de controle descentralizado, o qual deve ter uma coordenação central, que deve fazer o contato permanente com o cliente.

Fonte: POrto Gente e ANTF

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