Pecém se prepara para ser porto regional de distribuição


Entre os investimentos previstos, a conclusão do Tmut e a construção de pátio especializado para cabotagem.....

Em função de sua profundidades (18 metros) e da infraestrutura de cais, atual e daquela prevista para o porto, o Pecém, de olho no futuro, se prepara para ser promovido à categoria de porto regional de distribuição, o que se pode chamar de "hub port", ou porto de transbordo, aquele concentrador de cargas e de linhas de navegação.
Essas condições, explica Mário Lima Júnior, diretor de Desenvolvimento Comercial da Ceará Portos, tornam possível a atracação e a transferência de mercadorias de navios de 4ª geração para aqueles de 2ª geração, que, atualmente, já circulam pelo local. "O transbordo é o grande sucesso do Porto de Cingapura, localizado em uma pequena ilha do Pacífico, e que movimenta cem vezes mais toneladas que o Pecém", destaca.
Encabeçando o rol de investimentos realizados nessa direção, a Ceará Portos confirma, para ainda este ano, a conclusão das obras do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut), que permitirá a transferência das operações de contêineres e carga geral do Píer 1 para a nova instalação, cuja previsão de funcionamento, em caráter experimental, é para outubro próximo. Ao mesmo tempo, já anuncia a construção de um pátio especializado para cabotagem (navegação entre portos do País), com 20 mil metros quadrados, facilitando, assim, a movimentação de mercadorias e o trabalho de aduana. A obra deve consumir recursos da ordem de R$ 3 milhões. Outros investimentos, dizem respeito à melhoria de processos, com a adoção de tecnologia mais moderna na operação.

Matéria na íntegra, acesse: http://www.newscomex.com.br/mostra_noticia.php?codigo=20366

Fonte: Portal NewsComex - Logística e Com. Exterior

0 comentários:

Postar um comentário