AFRAC reúne representantes da cadeia de abastecimento e do Sefaz-SP

No último dia 3, a Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC) reuniu, em sua sede em São Paulo (SP), cerca de 60 associados e representantes da cadeia de abastecimento (varejistas, fornecedores, distribuidores e outros) para discutir temas de interesse do setor.
Entre os temas debatidos, destaque para o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônico) – substituto do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) pelo – e atualmente exigido para os contribuintes São Paulo, e que promete diminuir custos e oferecer uma escrituração fiscal mais simplificada para as empresas, facilitando também o acesso aos créditos gerados pela nota fiscal paulista aos consumidores.
Participante da reunião setorial, o supervisor de fiscalização de documentos digitais da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP),  Marcelo Fernandez, ressaltou que o produto está massificado desde junho de 2015, sendo utilizado pela maioria dos contribuintes, mas ainda está em processo de mudanças e adaptação. “A evolução é sempre necessária e vai acontecer”, garante o representante da Sefaz-SP. Segundo ele, 930 milhões de cupons já foram emitidos pelo sistema e, até o fim de agosto, deve bater 1 bilhão, transmitidos por cerca de 100 mil SATs.
“Estamos seguindo o cronograma de implantação e fiscalizando constantemente as notas para que equipamentos irregulares sejam bloqueadas e trocadas por SATs ativos e dentro da lei. Dentro em, no máximo, 5 anos, pretendemos acabar com o ECF, tudo vai depender de como a estrutura do país vai evoluir. A expansão do projeto é um esforço conjunto que passa, também, pela Associação e seus participantes em vista da abrangência e seus conhecimentos”, complementa Fernandez.
O presidente da AFRAC, Zenon Leite Neto, ressaltou a importância da presença da equipe do Sefaz-SP e dos participantes, de diversas áreas da cadeia, no encontro. “Essas reuniões periódicas são importantes para a busca conjunta de melhorias e o crescimento conjunto do setor”, afirma.

Espaço para crescimento - Além disso, especialistas da Entidade falaram sobre startups e ressaltaram a importância da AUTOCOM como espaço para negócios. “O Inova Autocom é um ambiente oportuno para motivar uma maratona de negócios e oportunidades, de compartilhar ideias e construir mercado, sendo espaço também para exposição de sturtups voltadas para o mercado de automação comercial, com o objetivo de aperfeiçoar ideias criativas, ideal para troca de informações, desenvolvimento de projetos e estabelecimento de metas”, reforçou Aparecido Tavares.
Sobre o CEST (Código Especificador da Substituição Tributária), adiado para 1º de abril, a Associação garantiu que busca forte atuação junto da Fecomercio e a Associação Comercial de São Paulo (SCSP), a fim de buscar a harmonização do código, prorrogação da obrigação e aprimoramento da legislação.
Foi comentado também sobre projeto de viagem técnica ao Vale do Silício, ainda em fase de planejamento, no qual os participantes poderão conhecer, de perto, grandes empresas como por ex. Facebook, Google, Linkdyn, bem como as empresas ligadas ao ramo de automação comercial.
O BNDES também foi tema importante discutido no Encontro e como as revendas podem operacionalizar a venda de Automação Comercial através desse cartão, facilitiando acesso e expansão do setor.
Outros assuntos discutidos foram o SAT Ceará e a legislação do Tocantins; , o Convênio 25/2016: Impacto CEST, NCM e GTIN; Adequação de MVA´s; saúde dos canais de distribuição e a política entre eles; proibição da emissão de comprovante de pagamento em papel termo sensível, entre outros pontos.

Teleconferência - Na ocasião, a AFRAC inaugurou o webinar – transmissão através da internet – da reunião e, por isso, contou com diversos participantes de outras localidades.
A Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC) é uma entidade civil multi-setorial, sem fins lucrativos, que representa 90% da cadeia produtiva do ecossistema da automação comercial, entre eles, fabricantes de equipamentos de automação e de periféricos, software-houses, distribuidores e revendas, empresas de suprimentos e de coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), meios de pagamentos, startups, certificadora digital, além do comércio varejista.


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