Manserv otimiza em 20% o consumo de filtros de ar em máquinas pesadas

Identificar oportunidades para gerar economia através do consumo inteligente é um verdadeiro desafio para as empresas na atualidade. Em uma fábrica de fertilizantes, no triângulo mineiro, a Manserv implementou uma solução que permite a otimização de custos através do correto aproveitamento de filtros de ar de tratores, pás carregadeiras, escavadeiras e caminhões. A mudança foi responsável pela redução de 15% em incidentes de queda de pressão nos equipamentos. Além disso, diminuiu o consumo dos filtros em 20%.
Para chegar a tal resultado, a Manserv realizou um estudo de caso, utilizando dados de telemetria, e identificou que um dos itens mais críticos para controle, com base nas características de operação dos veículos e equipamentos, é a pressão de ar dos motores. Com isso, a empresa pode chegar a um ponto comum, que foi o elevado gasto relacionado à troca e manutenção dos filtros de ar.
Feito até então de forma manual, o processo apresentava um desgaste acentuado nos veículos e equipamentos, que tinha sua vida útil reduzida e, consequentemente, maior gasto. Atento a isso, o time de especialistas da Manserv elaborou um processo, automático, que realiza a limpeza com o mínimo de agressão aos veículos e com maior velocidade.
“Com a automatização do processo, conseguimos tornar todo o processo mais eficiente, responsável e seguro. Antes da mudança, registrávamos até 500 eventos de queda de pressão, agora temos em média 350”, afirmou o Diretor Geral da Manserv Logística, Marcelo Augusto Felipe.
Segundo o executivo, além de diminuir o tempo em que as máquinas permanecem em manutenção, também foi possível economizar cerca de 20% do custo de aquisição de novos filtros de ar. “A economia de recursos é importante, porém a diminuição do impacto ambiental e segurança dos colaboradores com este novo processo são essenciais para a Manserv”, concluiu o executivo.

Fonte: Logweb

0 comentários:

Postar um comentário