APDL aumenta capacidade de carga de embarcações no Douro


As embarcações de transporte de mercadorias com 3.95m de calado já passam, desde sábado, pela barragem de Crestuma, no Douro. Este avanço permite que a carga, transportada dos portos comerciais de Sardoura e Várzea, passe de 1.700 toneladas para 2.100 toneladas por embarcação.
O aumento no volume de mercadoria transportada representa “um grande ganho para os empresários de extração de granito que operam naquela zona, uma vez que agora já podem transportar a matéria-prima diretamente para os portos de destino – maioritariamente Escandinávia e países do Norte da Europa”.
Para Raquel Maia, administradora da APDL para a via navegável do Douro, “esta era uma pretensão antiga dos operadores de granito e, depois de solucionadas as questões técnicas, a APDL, num trabalho conjunto entre os centros de operações do Douro e Leixões, realizou os trabalhos necessários para transformar esse anseio numa realidade”.
Para a responsável, este aumento da capacidade “é vantajoso para as empresas porque baixam o custo do transporte, tornando-se mais competitivas, mas também para o meio ambiente, porque o transporte fluvial é muito menos poluente do que o transporte por rodovia”. A APDL tem em marcha um projeto que pretende tornar o Douro numa via navegável 24h por dia.


0 comentários:

Postar um comentário