O Canal do Panamá, agora maior, foi inaugurado este domingo

Ampliação equipa o canal com mais uma via de navegação com capacidade para navios com o dobro da capacidade anterior

As obras de ampliação do Canal do Panamá, o "atalho" que desde 1913 liga o oceano Atlântico ao Pacífico, chegaram finalmente ao fim e a versão agora remodelada foi inaugurada este domingo. A honra coube ao porta-contentores chinês Andronikos, que foi o primeiro navio a passar as eclusas de Água Clara, do lado Atlântico, e a fazer todo o percurso numa viagem que demorou nove horas.
Assinalando o fim da travessia, cerca de 20 mil pessoas aguardavam este domingo o Andronikos junto à eclusa de Cocolí, a última do canal que abre "portas" para o Pacífico. Os bilhetes para a cerimônia esgotaram rapidamente, sendo que, além do público em geral, também estiveram presentes quase sete dezenas de chefes de Estado e de Governo, entre os quais Barack Obama.
Graças à construção de um terceiro conjunto de eclusas, o Canal do Panamá ficou agora munido de mais uma via de navegação por onde podem passar navios capazes de transportar até 13 mil toneladas de carga, mais do dobro da capacidade máxima anterior.
Assim, quase 10 anos depois do início das obras de ampliação, o Canal do Panamá fica apto a receber a maior parte da frota mercantil mundial e triplica a sua capacidade de transporte.
O projeto implicou um investimento de cerca de 7.000 milhões de euros e o "novo" Canal do Panamá vai permitir escoar 600 milhões de toneladas de mercadoria por ano, o dobro do atual.


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