Boletim Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

Posted: 22 Nov 2013 08:22 AM PST
Um olhar sensível, atento, pronto. A foto publicada pelo Jornal do Commercio mostrando a dura realidade de crianças da comunidade de Saramandaia, no Arruda, zona norte do Recife, em um canal sujo, em busca de lixo, expõe uma cena vista diariamente nas ruas, deixada de lado pelo poder público.

Paulinho imerso no canal do Arruda.  Foto: Diego Nigro/JC Imagem
                                       Paulinho imerso no canal do Arruda. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

A agressividade e a inquietação que a imagem traz repercutiu na mídia de nosso país e nos veículos internacionais. Como um toque do destino, a musicalidade de Chico Science ganha um ar atual e que retrata ao mundo a triste realidade de um Recife miserável e sem atenção. [Ouça a matéria especial do repórter Rafael Carneiro, da Rádio Jornal]
As crianças mostradas pelas lentes do repórter fotográfico Diego Nigro já recebem atenção da Prefeitura, no entanto, a outra face continua a ser vista nas ruas. O lixo é um desafio difícil de ser combatido…
Várias discussões sobre a responsabilidade e gestão dos resíduos ocorreram, mas qual a saída para limpar um saldo de 650 toneladas geradas por dia na capital, se a capacidade de coleta é de apenas duas?
Para o engenheiro e coordenador do Projeto Recicla Pernambuco, Bertrand Sampaio, do Instituto de Tecnologia do Estado, o primeiro passo para equilibrar este déficit é abrir um debate com a sociedade.
lixo
Paulinho joga a lata colhida para Geivson, que a coloca na sacola. Foto: Diego Nigro / JC Imagem


Como tentativa de melhoria na coleta e tratamento do lixo, a Prefeitura do Recife apresentou o Plano Municipal de gerenciamento de resíduos sólidos com um investimento de 15 milhões de reais. Há a previsão de sete Ecoestações na cidade, onde a população poderá destinar entulhos e materiais recicláveis.
O presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), professor Antonio Barbosa, explica na prática o que é o plano. O governo municipal conta como aliado, a população e um exército de catadores.
lixo2
Criança quase não é notada no meio de lixo. Foto: Diego Nigro / JC Imagem


No Recife, algumas empresas e condomínios se anteciparam à Prefeitura na reutilização de recicláveis, o que pode gerar receita e inclusão social. O catador Edoaldo Francisco vive do lixo e conta com a ajuda destas iniciativas para manter a família formada por esposa e mais três filhos pequenos. Ele arrecada por mês uma média de R$ 400.
Assim como Edoaldo, outras 2 mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças recolhem materiais deixados em local inapropriado. No estado, o número total de catadores ultrapassa 20 mil.
O plano de gerenciamento de resíduos da Prefeitura do Recife tem um prazo de 180 dias para identificar as necessidades da população. Enquanto os efeitos das ações não podem ser medidos, o bom senso e a educação são saídas para melhorar a situação do lixo.

Por: Rafael Carneiro da JC News
Disponível em: JC News
Posted: 22 Nov 2013 08:10 AM PST
O lançamento do livro Política Nacional de Resíduos Sólidos: Implicações Legais e Gerenciais organizado por Ana Carolina F. de Melo Brito e Patricia Guarnieri ocorreu em Porto Alegre, na Câmara Municipal de Porto Alegre, em 18/11/2013, durante as atividades do III Colóquio de Direito Ambiental.

Na foto: Val (Representante do Trigueiro Fontes Advogados); Magnum Eltz,
Patricia Guarnieri, Ana Carolina F. M. Brito e Pedro S. Carneiro
Crédito: 
Daniel Schafra

O livro contempla capítulos de vários autores que atuam na área de Direito Ambiental e Logística Reversa sobre a temática proposta: Alexandre Carvalho, Ana Carolina F. de Melo Brito, Fábio Lobosco, Helena Andrade-Lima, Letícia de Quadros Marchese, Lúcia Helena Xavier, Magnum Eltz, Patrícia Guarnieri, Pedro S. Carneiro, Renata Veras Fontes, Selma Carneiro, Virgínia Leal.

O livro está disponível para acesso gratuito no site Bookess: CLIQUE AQUI

 

 

Crédito das fotos: Daniel Schafra



Apresentação do livro:


Concebido como parte das celebrações dos 20 anos de TRIGUEIRO FONTES Advogados, esta obra coletiva foi preparada por nossos integrantes e também por renomados estudiosos, organizada com a valiosa colaboração da pesquisadora Patrícia Guarnieri, da Universidade de Brasília (UnB) e uma das maiores conhecedoras sobre logística reversa no Brasil na atualidade.
Tendo como ponto de partida a ainda recente Politica Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), estão reunidos nesta obra artigos de indiscutível qualidade, que nos presenteiam com a pesquisa, competência e vivência dos autores. Seis dos autores da presente obra são integrantes do Trigueiro Fontes Advogados e apresentam, a partir de experiências próprias, seus ensaios: Alexandre Carvalho e Fábio Lobosco, versando sobre os reflexos da nova lei na esfera criminal; Renata Fontes, com o impacto da logística reversa na área empresarial, além de Ana Carolina Brito e Pedro Carneiro, que atuam propriamente na seara ambiental e discorrem, respectivamente, sobre resíduos perigosos e a regulamentação do assunto na construção civil. Além dos artigos já mencionados, registro o brilho das obras de Letícia Marchese, sobre Educação Ambiental; Magnum Eltz, tratando dos reflexos da PNRS sobre as relações de consumo; Patrícia Guarnieri, discorrendo sobre logística reversa; Lúcia Helena Xavier e Helena de Andrade-Lima, a respeito dos resíduos eletroeletrônicos; Selma Carneiro, que traz a experiência da atuação do Ministério Público Estadual para o cumprimento da lei e desativação dos lixões; e Virginia Leal, com uma visão do sistema espanhol de responsabilização por danos ambientais. (Roberto Trigueiro Fontes).

Posted: 22 Nov 2013 07:37 AM PST
O Blog Logística Reversa e Sustentabilidade em parceria com os autores: Lucia Helena Xavier e Henrique Luiz Corrêa tem um presente de Natal para vocês, nossos queridos seguidores!

Estamos sorteando um exemplar do livro: SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA: Criando Cadeias de Suprimento Sustentáveis - AUTORES: Lúcia Helena Xavier e Henrique Luiz Corrêa 



Para participar do sorteio você deve fazer apenas 3 coisas:

1) Curtir a fanpage do blog Logística Reversa e Sustentabilidade no facebook: https://www.facebook.com/pages/Blog-Logística-Reversa-e-Sustentabilidade/216661118358050


3) Clicar em Participar do Sorteio no aplicativo Sorteie-me: 

O resultado do sorteio será divulgado em 20/12/2013 aqui no blog e no facebook. 

Sobre o livro: 

SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA: Criando Cadeias de Suprimento Sustentáveis
Para comprar o livro CLIQUE AQUI

A gestão de resíduos é conceitualmente uma atividade que envolve diferentes agentes e requer planejamento para a efetividade de suas ações. A logística reversa, por sua vez, possui um incremento substancial de complexidade por agregar aspectos de gestão sustentável de processos, ainda mais em um país com dimensões continentais como o Brasil. Desta forma, um livro que se proponha a abordar os mecanismos de construção de sistemas de logística reversa surge como uma importante ferramenta para preencher a lacuna que existe entre as regulamentações e as práticas vigentes. 

Zilda Maria Faria Veloso
Diretora de Ambiente Urbano
Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Urbano
Ministério do Meio Ambiente

Logística reversa está se tornando cada vez mais importante nas economias ocidentais, na medida em que os governos tornam-se mais atentos a pressões sociais para que se promova uma economia mais sustentável. O Brasil é um país onde muito trabalho ainda precisa ser feito nesta área e creio que este livro cobre a maioria dos temas que devem ser levados em conta quando analisado este tópico, naturalmente com enfoque especial na realidade brasileira.

Belarmino Adenso-Diaz
Professor Catedrático da Universidade de Oviedo, Espanha
Autor e pesquisador na área de logística reversa

Como Xavier e Corrêa propõem, um projeto apropriado de sistemas de logística reversa – quando há fl uxos de produtos pós-consumo de volta aos fabricantes e fornecedores – pode ser usado não apenas para atender a legislações sobre recolhimento de produtos e outras referentes a sustentabilidade, mas também como fonte de vantagem competitiva. Por exemplo, produtos remanufaturados representam uma adição signifi cativa às linhas de produtos de algumas empresas, permitindo a elas atender a segmentos de consumo de outra forma inatingíveis. Todos benefi ciam-se: empresas, consumidores e o meio ambiente. Xavier e Corrêa discutem neste livro o projeto de sistemas de logística reversa no contexto legal e industrial do Brasil.

Gilvan Souza
Professor Associado, Indiana University, Estados Unidos
Autor e pesquisador em sustentabilidade e redes de suprimento de ciclo fechado

Este livro preenche um espaço no segmento editorial a respeito da logística reversa pós-consumo (LRPC). Além disso, a mescla de conteúdo teórico com a apresentação de exemplos práticos contribuirá para a capacitação, o estímulo à multiplicação e consolidação das cadeias reversas no âmbito da administração pública e privada, bem como ao surgimento de negócios baseados em LRPC.

Ricardo Fógos
Chefe do Departamento Comercial de Encomendas – Correios

Desejo Boa Sorte a todos!! Abraços 

Patricia Guarnieri
Editora e criadora do Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

0 comentários:

Postar um comentário