Nem bem conseguiu dar uma forma final ao seu ambicioso programa de
concessões na área de infraestrutura, o governo federal já costura nos
bastidores um plano alternativo para "remendar" o projeto de melhoria de
rodovias, ferrovias, portos e aeroportos do País.
Sob pressão de empreiteiras e concessionárias por mudanças nos termos da
modelagem das concessões, sobretudo na chamada taxa interna de retorno
das licenças, o Palácio do Planalto deve determinar uma revisão das
regras, disse ao Estado um auxiliar da presidente Dilma Rousseff.
Setores do governo admitem, de forma muito reservada, problemas já no
primeiro leilão de rodovias, previsto para setembro. Depois desse
"primeiro teste", que tem "grande chance" de resultar em um revés,
segundo essa avaliação, o governo seria obrigado a revisar os editais,
principalmente as taxas de retorno. Para as rodovias, esse índice foi
estabelecido em 7,2%. Nas ferrovias, ficou entre 7,5% e 8,5%. "Ninguém
compra o que não quer. E ninguém consegue vender se não tiver
comprador", afirmou uma fonte graduada do governo.
Recados. Os empresários já mandaram "vários recados" ao
governo sobre seu descontentamento com as regras do programa de R$ 133
bilhões para rodovias e ferrovias. Não se fala abertamente nem se faz
ameaças, mas vários interlocutores do governo tentam convencer os
empresários a não ficar fora dos leilões. Há receio de esvaziamento do
pregão das concessões.
A presidente Dilma avalia que o ministro dos Transportes, Cesar Borges,
tem obtido o melhor desempenho nas conversas com o setor privado. "Ele
tem sido mais realista", disse uma fonte. O ministro tem dito
internamente que não haverá esvaziamento dos leilões. Mas, na avaliação
de parte do governo, esse setor tem "características próprias", como
operar nos bastidores de forma agressiva para fazer valer suas posições.
Daí o temor oficial de um "jogo combinado" que prejudique a imagem do
programa de forma mais ampla.
Investimentos. O Ministério da Fazenda mantém a aposta
no sucesso dos leilões para acelerar os investimentos e empurrar o
crescimento da economia. Mas sabe-se do incômodo provocado pelas
posições do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, sobretudo na
decisão de reduzir a taxa de retorno dos investimentos.
Fontes graduadas apontam uma ação irredutível de Augustin como fator de
desgaste e fonte permanente de tensão com executivos do setor. A
presidente Dilma está realmente preocupada com o sucesso das concessões,
algo que poderá virar vitrine e ser exibido pelo governo como prova de
habilidade planejadora e gerencial. E, claro, digna de confiança para um
novo mandato de quatro anos.
Além disso, na avaliação de um auxiliar da presidente, o enterro do
projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) está a caminho de um desfecho. O
afastamento do "pai" do trem-bala, o presidente da Empresa de
Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, é "mais do que
sintomático", segundo uma autoridade do governo.
Lançado há um ano, o Programa de Investimentos em Logística, cujo valor
global deve somar R$ 133 bilhões até 2037, prevê leilões para a
concessão de 7,5 mil quilômetros de rodovias federais e a construção de
10 mil km de ferrovias. Pelo cronograma inicial, o primeiro edital de
licitação, referente à BR-116, deveria ter saído em novembro de 2012. O
pregão estava previsto para dezembro e a assinatura do contrato, para
março.
Fonte: Portal NTC
Governo já estuda ‘plano B’, prevendo possível fracasso nas concessões
Postado por
EQUIPE INFOLOGIS
/ segunda-feira, agosto 05, 2013 /
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