O ministro dos Transportes, César Borges, e o governador de São Paulo,
Geraldo Alckmin, assinaram acordo no valor de R$ 332, 8 milhões para
compatibilizar a obra do Rodoanel Norte de São Paulo com o Ferroanel
Norte. Os recursos serão repassados pelo governo federal. “Estamos dando
um passo muito forte para resolver o problema de logística de São
Paulo”, afirmou o ministro, ao lembrar a determinação da presidenta
Dilma Roussef em “dotar o país de uma logística moderna, com
investimentos em todos os modais de transporte”.
Para compatibilizar os empreendimentos, foram necessárias alterações no planejamento e na execução das obras do Rodoanel Norte. Trata-se de elementos que não foram anteriormente considerados no planejamento da obra rodoviária já que o traçado geométrico do Ferroanel ainda não tinha sido definido. A sinergia entre as duas obras resultará em uma economia estimada em R$ 1,3 bilhão e reduzirá o impacto social e ambiental dos dois empreendimentos. O governador paulista ressaltou a importância do Ferroanel e do Rodoanel “para o escoamento de cargas em São Paulo até o porto de Santos via férrea que dobrou nos últimos 10 anos”, e salientou que a meta é atingir a participação de 30% de transporte de cargas por linhas ferroviárias para o porto.
Em decorrência do acordo, o apoio financeiro da União ao projeto do Rodoanel Norte – empreendimento que integra o PAC - será elevado, alcançando R$ 2,1 bilhões. Do valor previsto para o Rodoanel Norte, o governo federal já repassou R$ 960 milhões.
O valor total do convênio do governo federal com o estado de São Paulo corresponde a R$ 13,2 bilhões e contempla, além das obras do Rodoanel Norte, também a implantação dos trechos oeste e sul, obras já concluídas. Durante todo o período de vigência do convênio, foram repassados, pelo governo federal, R$ 2 bilhões.
Para compatibilizar os empreendimentos, foram necessárias alterações no planejamento e na execução das obras do Rodoanel Norte. Trata-se de elementos que não foram anteriormente considerados no planejamento da obra rodoviária já que o traçado geométrico do Ferroanel ainda não tinha sido definido. A sinergia entre as duas obras resultará em uma economia estimada em R$ 1,3 bilhão e reduzirá o impacto social e ambiental dos dois empreendimentos. O governador paulista ressaltou a importância do Ferroanel e do Rodoanel “para o escoamento de cargas em São Paulo até o porto de Santos via férrea que dobrou nos últimos 10 anos”, e salientou que a meta é atingir a participação de 30% de transporte de cargas por linhas ferroviárias para o porto.
Em decorrência do acordo, o apoio financeiro da União ao projeto do Rodoanel Norte – empreendimento que integra o PAC - será elevado, alcançando R$ 2,1 bilhões. Do valor previsto para o Rodoanel Norte, o governo federal já repassou R$ 960 milhões.
O valor total do convênio do governo federal com o estado de São Paulo corresponde a R$ 13,2 bilhões e contempla, além das obras do Rodoanel Norte, também a implantação dos trechos oeste e sul, obras já concluídas. Durante todo o período de vigência do convênio, foram repassados, pelo governo federal, R$ 2 bilhões.
Fonte: Portal Logweb
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