Expectativa de novo ciclo de investimentos aquece setor portuário


 O setor portuário brasileiro passa por uma das suas mais dramáticas transformações. Frente à necessidade de dar competitividade a todo o setor e reduzir o custo logístico no escoamento e processamento dos mais diversos tipos de carga, o governo federal lançou duas medidas que mudaram completamente as regras do jogo: a MP 595/12 - conhecida como MP dos Portos - e a MP 612/13, que estabelecem novos critérios para a movimentação de cargas e o funcionamento dos terminais de cargas portuárias e retroportuárias. Ganhos de eficiência e custos reduzidos passaram a ser determinantes para os terminais existentes e para os mais de 150 novos complexos que serão concedidos em todo o país.

É neste novo cenário que será realizada em Santos (SP), junto ao maior porto da América Latina, entre os dias 22 e 24 de outubro, a primeira edição da InfraPortos South America, única feira na América do Sul dedicada à tecnologia e equipamentos para portos e terminais, reunindo o que há de mais moderno em termos de operações portuárias.

“A feira atende uma demanda latente do setor que precisava de um espaço exclusivo para analisar as soluções portuárias em prática pelo mundo afora e para discutir as diretrizes desse mercado. Como não poderia deixar de ser, o evento será realizado em Santos e capitalizará a sinergia que a região tem com a atividade”, diz Ricardo Barbosa, gerente da feira, organizada pela UBM Brazil.

Entre os expositores, cerca de 50 empresas de vários países do mundo trarão suas soluções em equipamentos portuários, de movimentação de cargas, empilhadeiras, terminal tractors, tecnologias de armazenagem e de infraestrutura portuária e movimentação interna, software e sistemas, sistema de monitoramento, segurança e controle, treinamento, além de apoio portuário. Alguns dos equipamentos ficarão expostos nas áreas interna e externa do Mendes Convention Center, onde acontece a feira.

“Receberemos no evento representantes de terminais, portos, EADIs, operadores logísticos e companhias marítimas que buscam soluções para modernizar as suas operações e que encontrarão na feira diversas oportunidades de negócio. Nossa expectativa é atrair por volta de 3 mil profissionais do setor”, complementa Barbosa.

Em paralelo à feira, a UBM Brazil também organiza uma serie de conferências para os profissionais do setor que abordarão temáticas relacionadas à infraestrutura, construção e investimentos, meio ambiente e legislação, eficiência portuária, a nova lei, a MP 612 e as novas concessões e segurança e automação.

Fonte; Logweb


0 comentários:

Postar um comentário