Diretor internacional de logística da marca detalha case e apresentar vídeo inédito em evento no Brasil [...]
Há cerca de três anos, um estudo recomendou à Nike, uma das maiores
marcas de artigos esportivos do mundo, que a empresa deveria criar, na
Europa, pelo menos 20 novos “centros de distribuição”, para assim
conseguir distribuir, com eficiência, as encomendas na Europa, África e
Oriente Médio.
Ledo engano: “Nosso maior ganho foi, justamente, decidir, naquela
época, pela implementação do Sistema Lean. Pois foi exatamente isso que
fez com que não precisássemos abrir os 20 novos centros de distribuição,
para conseguirmos processar com eficiência as encomendas do nosso
‘mercado digital’”, lembra hoje, com orgulho, Alex Andrade, Diretor de
Logística da Nike. Alex é um executivo brasileiro,
especialista em Sistema Lean, que gerencia hoje o mega Centro de
Logística da Nike na Europa, um único e portentoso complexo, na cidade
de Laakdal, na Bélgica, responsável por receber os produtos
manufaturados da marca – 90% deles produzidos na Ásia – e distribuí-los
para a Europa, África e Oriente Médio.
O executivo faz questão de reforçar: foi justamente o Sistema Lean
que possibilitou à empresa continuar a distribuir seus produtos de um
único centro, em vez de necessitar abrir dezenas de centros de
distribuição pelo continente europeu. E os brasileiros terão a
oportunidade de conhecer esse case internacional de aplicação do Lean,
que tem evitado, para a empresa, um investimento milionário. Alex
Andrade apresentou, com exclusividade, o case de logística da marca
no 2º Seminário de Logística Lean, que aconteceu no último dia 10, além de outros cases apresentados, como cases de logística da Mercedes-Benz, da 3M,
além de uma visita orientada à fábrica da Flextronics, em Sorocaba (SP),
onde vai ocorrer o evento.
Em sua palestra sobre a Nike, intitulada “Sistem de Logística Lean
Aplicada ao Centro de Distribuição na Europa”, Alex Andrade detalhou como uma das maiores marcas esportivas do mundo vem aplicando
os conceitos de logística lean em um mega centro de distribuição,
conseguindo obter, com isso, redução de desperdícios de movimentação,
aumento de produtividade e melhoria na entrega de produtos. Além disso,
Alex vai exibir, com exclusividade para o Brasil, um vídeo de 14
minutos, que vai detalhar todo o funcionamento da logística da empresa
na Bélgica.
Alex explica que foi há cerca de três anos que o Sistema Lean começou
a ser aplicado em toda a cadeia de logística do centro belga de
distribuição da Nike, com o objetivo de “conseguir atender o mercado
digital e também grandes clientes”, sem necessitar, para isso,
“pulverizar” a distribuição. Com isso, além de evitar o investimento em
pelo menos 20 novos centros, a empresa já conseguiu, até o momento,
detalha Alex, uma redução de 25% de área de processos no local. Reduziu
ainda em 65% seu lead time interno. E conseguiu dobrar a capacidade de
“receber e de entregar” produtos.
“Este ano criamos a nossa segunda planta modelo, parte do complexo
belga de quatro plantas, e o investimento na infraestrutura foi
realizado com apenas 5 milhões de dólares – em vez de 75 milhões
utilizados anteriormente em um Centro de Distribuição sem a aplicação do
Nike Logistics System, ou seja, o Sistema Lean aplicado à logística da
nossa empresa”, resumiu o executivo brasileiro, que foi “garimpado” nos
Estados Unidos, quando ainda trabalhava na Alcoa, por uma empresa de
head hunter contratada pela Nike para encontrar um especialista em
logística lean adequado para a companhia.
Ao implementar o Nike Logistics System, explica Alex, a companhia
precisou redesenhar todos os seus processos de logística – sempre sob a
ótica do Sistema Integrado. Os conceitos aplicados foram, por exemplo, a
separação “homem-máquina”, a automação na medida certa, o nivelamento
do trabalho, por meio do heijunka box, a implementação do andon e a
flexibilização, para atender às novas características dos pedidos dos
clientes.
Com o Sistema lean, a empresa modificou uma série de processos do
centro de distribuição. Por exemplo, o “Planejamento de Distribuição”,
que era de 24 horas e diminui para 1 hora. Ou o Working in Process, o
inventario de processo de trabalho, que obteve uma redução de 92%. Além
disso, detalhou Alex Andrade, a empresa redesenhou a estratégia de
“liderança e coaching” entre os colaboradores: os “supervisores”,
funcionários com capacidade de resolver problemas, tiveram seus quadros
aumentados de 1 a cada 42 funcionários para 1 a cada 5 funcionários, com
a ajuda de “capitães de time”. “O Sistema Lean tem sido fundamental
para a logística da Nike”, resumiu o executivo.
O 2º Seminário de Logística Lean é realizado pelo Lean Institute Brasil. Mais informações no site do evento: http://www.lean.org.br/seminariologistica.aspx
Fonte: Revista Mundo Logística
1 comentários:
Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)
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