Você
sabia que, de acordo com a revista Exame, de cada 100 caminhões rodando no
estado de São Paulo, cerca de 46% deles está vazio? Isso equivale a quase 40
milhões de caminhões vazios circulando por ano. É um gasto operacional da ordem
de 7 bilhões de dólares e um desperdício de cerca de 2 bilhões de litros de
diesel por ano.
Além
disso, todos os dias nos deparamos com notícias sobre o caos na logística
brasileira. Em 2013 teremos uma supersafra de soja, e as rodovias e
transportadoras não estão preparadas para escoar as 183,3 milhões de toneladas
de grãos esperados para esta safra (IBGE). Há, também, que se considerar o
crescimento do e-commerce no Brasil. Segundo a e-bit, o crescimento de 2012 em
relação à 2011 foi da ordem de 20%, ou seja, um faturamento de R$22,5 bilhões.
Para 2013, é esperado um crescimento de 25% no comércio B2C.
Levando
em consideração os pontos abordados acima, três amigos de faculdade resolveram
criar a CARGOBR (http://cargobr.com): uma
empresa que procura solucionar parte desses problemas logísticos unindo
transportadoras e cargas e levando informação à ambas as partes. Os
embarcadores que acessam o site podem cadastrar suas cargas gratuitamente, e
recebem cotações da gama de transportadoras que fazem parte da base de dados da
empresa. Com a opção de concluir o pedido de coleta online, os embarcadores
ganham em tempo, não sendo mais necessário buscar por transportadoras que fazem
o trecho desejado, nem esperar por cotações via telefone ou e-mail; e, com a
concorrência de preços, conseguir economizar até 30% nos seus fretes. As
transportadoras que se cadastrarem terão acesso a um banco de cargas, sendo
possível enviar cotações para as cargas que lhe interessarem. Com isso, podem
diminuir a sua ociosidade e ter acesso a um canal de vendas extra sem muito
custo.
Acessando
a CARGOBR, embarcadores e transportadores têm acesso a um painel de controle
gerencial, onde informações como fretes cadastrados, cotados, enviados ou
aguardando coleta estarão disponíveis. Além disso, informações gerenciais como
ticket-médio de frete, rotas mais utilizadas e quantidades movimentadas também
estarão disponíveis.
A
legislação também terá papel importante no transporte rodoviário no ano de
2013. A lei 12619/12, que regulamenta a jornada de trabalho dos caminhoneiros,
estabelece que o motorista deve descansar 11 horas a cada 24 horas trabalhadas,
além de parar por 30 minutos a cada quatro horas dirigidas. O mercado está
sofrendo com a falta de caminhoneiros autônomos, e essa lei impacta diretamente
na oferta de trabalho, já que mais profissionais terão que ser contratados pra
transportar o mesmo volume de carga atual.
No âmbito fiscal, as Secretarias de Fazenda dos Estados e a Receita
Federal do Brasil desenvolveram o conhecimento de transporte eletrônico (CT-e),
documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, que irá
substituir o Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (CTR-C). O CT-e
tem validade jurídica, e é garantido pela assinatura digital do emitente. Até o
final do ano todas as transportadoras serão obrigadas a adotar o novo
documento. Isso implica numa redução drástica em sonegação de impostos, o que
vai ocasionar um grande problema para as pequenas empresas que realizam
operações “por fora”.
O
cadastro de embarcadores e transportadoras é bastante simples, e caso haja
alguma dificuldade, a equipe CARGOBR está a disposição para ajudar no que for
preciso.
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