São Paulo, por Camila Lam
Para muitos gestores, promoção é sinônimo de redução de
preços e troca de estoque. A verdade é que, muito além da queda de
preços, há várias ferramentas e recursos que um empreendedor pode
aplicar que pode dar resultados tão ou mais relevantes. “Uma promoção de
aniversariante, por exemplo, em que na data do aniversário o cliente
não paga pode ser interessante”, diz Eduardo Andrade, coordenador dos
programas executivos CBA do IBMEC/MG.
De pequenas a grandes empresas,
a promoção de vendas é uma ação recorrente para aumentar o fluxo de
caixa do negócio. Entretanto, para que a campanha cumpra o seu papel e o
empresário lucre é preciso evitar algumas atitudes. Com a ajuda de
Andrade e Mario Rodrigues, diretor do IBVendas, listamos cinco erros de empreendedores ao fazer promoções.
1. Não ter um objetivo
O objetivo é aumentar o volume de vendas, divulgar a marca ou testar
novos produtos? De acordo com Andrade, é importante que o empresário,
primeiramente, alinhe o que ele deseja com a campanha para só depois
investir.
O objeitvo bem definido é o primeiro passo para determinar o tipo de
promoção que será feita. A tática "pague dois e leve três", por exemplo,
ajuda a queimar estoque. No caso de um brinde associado à compra, o
foco pode ser a divulgação de um novo produto.
2. “Maquiar” a promoção
No ano passado, durante a campanha do Black Friday no Brasil, uma das
principais reclamações dos consumidores foi a das ofertas com preços
“maquiados”. “Quando existe essa prática, o cliente se sente enganado e
não deseja mais voltar na loja”, explica Rodrigues.
Consumidores não irão gastar dinheiro em algo a não ser que eles
enxerguem uma vantagem real. Especialistas recomendam que empresários
não manipulem os preços e se atentem aos materiais de divulgação sobre
as condições da promoção, para não deixar margem para dúvidas.
3. Não controlar dados
Para avaliar o sucesso de uma campanha é preciso que o empresário
dedique um tempo para computar as vendas. “O ideal é que o responsável
tente mensurar o resultado de promoção de vendas e compare com o
histórico da empresa, para ver qual é a diferença”, diz Andrade.Dessa maneira, é possível avaliar a lucratividade das campanhas feitas pela empresa e que tipo de promoção deu mais certo para o seu público.
4. Focar em queima de estoque
É comum que, em época de liquidação, as lojas tirem do estoque produtos
de coleções passadas. Entretanto, isso pode ser um tiro no pé do
empresário, pois os clientes só comprarão algo que eles desejam muito.Rodrigues explica que é um erro fazer uma campanha para atrair o consumidor, mas oferecer algo que ele não deseja. “Uma promoção bem feita agrega valor à marca”, afirma.
5. Ter uma equipe despreparada
Fazer uma promoção e não treinar os vendedores é um erro muito comum. O
desencontro de informação sobre as condições e preços da ação pode ser
um problema. “Isso acaba confundindo o cliente e ele tem a sensação de
que está sendo enganado”, explica Rodrigues.Quando o canal de comunicação não está adequado, a venda do produto ou serviço dificilmente acontecerá.
Fonte: Exame
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