A Rumo Logística, subsidiária da Cosan, inaugurou a primeira
etapa do terminal ferroviário de Itirapina, a 230 quilômetros de São
Paulo, com um investimento inicial de R$ 100 milhões.
O novo terminal intermodal terá movimentação de 12 milhões de
toneladas de açúcar e grãos por ano. “O Brasil tem uma vocação
incontestável para produzir commodities, nossa lição de casa é investir
em infraestrutura para torná-lo mais eficiente”, disse Marcos Lutz,
presidente da Cosan.
A unidade já está em operação e faz parte do pacote de investimentos
anunciados para a infraestrutura, de R$ 1,4 bilhão em cinco anos. Há um
armazém com capacidade para 110 mil toneladas por ano, o qual receberá o
açúcar produzido não só pelas usinas do grupo Cosan, mas também de
outras 100 usinas, incluindo unidades daCopersucar e ADM (soja). Com a
unidade de Itirapina, sobe para sete o número de terminais da Rumo,
todos espalhados pelo estado de São Paulo.
Na nova estrutura também foi construída uma linha férrea, chamada de
pera ferroviária, de 5,6 quilômetros de extensão, com capacidade para
250 vagões. Nela, os trens carregam e descarregam em movimento, sem a
necessidade de fazer manobras, algo só encontrado no setor de mineração.
Assim, cada vagão demora cerca de três minutos para encher ou ser
esvaziado. “Com a inauguração dessa primeira etapa de Itirapina,
concluímos R$ 1 bilhão em investimentos. Outros R$ 400 milhões virão até
2015”, explicou Júlio Fontana Neto, presidenteda Rumo Logística.
Na segunda etapa do projeto, serão investidos outros R$ 100 milhões
na construção de mais três armazéns, também em Itirapina, cada um com
capacidade para 110 milhões de toneladas, além de uma moega (estrutura
de armazenagem temporária) com capacidade para 30 mil toneladas ao dia e
uma tulha (equipamento que faz o carregamento dos vagões) com
capacidade para 44 mil toneladas diárias.
A companhia também mantém conversas com os acionistas, desde o início
do ano, sobre a aquisição de uma fatia da ALL Logística, por meio de
uma parceria para ampliar as operações de transporte. Atualmente, a Rumo
já conta com 929 vagões e outras 50 locomotivas para o transporte
diário. “Pode ser que até o final desse ano tenhamos a conclusão desse
negócio”, diz Lutz.
Fonte: Portal Transporta Brasil
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