Terminal terá 400 m2 exclusivos para o recebimento de cargas, com
expectativa de movimentação de cerca de 2,4 mil toneladas/ano. Divisão
de carga da aérea deve faturar R$ 40 milhões em 2012.
A Avianca Cargo, divisão de operações de carga da Avianca
linhas aéreas, inicia as operações no novo terminal de cargas na região
do Aeroporto de Congonhas (SP). O espaço terá 400 m2 dedicados ao
recebimento de volumes, principalmente de agenciadores de carga (70%) e
trabalhará em conjunto com o terminal de despacho com cerca de 300 m2,
localizado na mesma avenida.
As operações em Congonhas já movimentam 6,5 toneladas/dia, mas a
expectativa é que esse número chegue a 10 toneladas/dia ainda este ano,
podendo alcançar a marca de 2,4 toneladas movimentadas em 2012, o dobro
em comparação com o ano passado.
A Avianca iniciou em abril, uma reestruturação da divisão de cargas
que, até o fechamento do mês de agosto, já havia transportado mais de
sete mil toneladas nos 22 terminais operados pela companhia no Brasil.
Com a contratação de uma equipe dedicada ao segmento, a empresa espera
dobrar o faturamento, passando de R$ 21 milhões registrados em 2011,
para cerca de R$ 40 milhões este ano. Em 2013 a expectativa é de dobrar
esse faturamento e crescer 50%.
Até o final de 2012, a Avianca Cargo irá retomar as operações na
unidade de Ilhéus (BA) e em outubro vai iniciar a atuação em Maceió (AL)
e no aeroporto do Galeão (RJ). “O nordeste tem destinos nobres para a
companhia e esta é a região que detêm a maior demanda de cargas. Para
2013, além da chegada de novas aeronaves com maior capacidade de carga
pretendemos operar também em Belém (PA) e Goiânia (GO)”, afirma Alcelmo
Mastandréa, gerente geral de cargas da Avianca Cargo.
Mercado e capacidade de carga
Atualmente a divisão de carga da Avianca representa 3% do faturamento
total da empresa, e segundo Tarcísio Gargioni, vice-presidente
comercial da companhia, para o perfil da empresa esse é um patamar
adequado, mas com a chegada de novas aeronaves Airbus e a renovação da
frota das aeronaves MK-38, esse percentual pode subir para 5% em 2015.
As operações da Avianca Cargo são direcionadas exclusivamente para o
mercado nacional, realizadas com as aeronaves de passageiros nos
aeroportos atendidos pela malha comercial que possuam terminal adequado.
A frota da companhia é composta por 14 Fokker 100 MK-38 com
capacidade de carga que varia entre 0,5 e 1 tonelada, cinco Airbus A318
com espaço para até 2,5 toneladas, quatro A319 para três toneladas e
cinco A320 com capacidade para carregar até cinco toneladas de carga.
Ainda esse ano a companhia vai receber mais quatro A 318 e dois A 320.
“Não temos ainda em nossos planos a utilização de aeronaves
cargueiras, mas com o aumento do número de aeronaves que está sendo
implementado, o aumento da frequência de voos que deve chegar a 200 por
dia ainda em 2012 e a mudança do perfil da frota, com a substituição dos
MK-38 por aeronaves maiores como os Airbus, a capacidade de
movimentação de cargas da Avianca Cargo vai aumentar
significativamente”, finaliza Gargioni.
Fonte: Portal Transporta Brasil
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