Fórum NetMarinha - Cabotagem como alternativa

A cabotagem foi apresentada como alternativa ao transporte rodoviário
diante da lei que regulamente o trabalho dos motoristas profissionais.
O tema foi discutido no Fórum NetMarinha 2012, junto a feira Sul Trade
Summit, em Itajaí.


Segue mais detalhes do fórum da feira:
Cabotagem foi apresentada como alternativa ao transporte rodoviário.
A lei que regulamenta o trabalho dos motoristas profissionais motivou o
debate no Fórum NetMarinha 2012, junto à feira Sul Trade Summit.
Com 7.500 quilômetros de extensão e com mais de 80% da população
concentrada próxima dela, a costa brasileira viabiliza a cabotagem
(transporte de cargas entre portos nacionais), como uma alternativa ao
transporte rodoviário. O tema foi levantado durante o Fórum NetMarinha
2012 que ocorre junto à Sul Trade Summit, feira de negócios voltada para
o setor de logística transporte de cargas e comércio internacional em
Itajaí (SC).
As vantagens foram apresentadas pela diretora da Pratical One e
especialista no setor de navegação Rejane Scholles durante a discussão
sobre a nova lei dos motoristas profissionais e os impactos sobre os demais
modais de transporte. Hoje a cabotagem é considerada mais vantajosa em
distâncias acima de 1.500 quilômetros. Mas, segundo Rejane, pode vir a se
tornar mais competitiva em distâncias inferiores a 1.000 quilômetros.
O debate também contou com a participação do vice-presidente da
Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa
Catarina – Fetrancesc, Clodomir Ribeiro Alves, do presidente da Estrada
Transportes, Ronaldo Meira, e do gerente regional Sul da Jamef, Marcelo
Sobhie. “A lei que regulamenta o trabalho dos motoristas está exigindo
uma mudança de hábito e de cultura por parte de todos os agentes
envolvidos. Do motorista, do empresário do transporte, do embarcador e
até do cliente e da sociedade como um todo”, salienta Alves.
A lei já provocou mudanças e adaptações nas empresas, como foi o caso
da Estrada Transportes. Com a diminuição da produtividade, houve a
necessidade de contratar mais profissionais e de investir na compra de
veículos. Contudo, segunda Meira, há uma defasagem de 100 mil motoristas
no Brasil.
Logística industrial
Os custos com logística, contudo, não se restringem à armazenagem e ao
transporte de cargas, mas também à movimentação de materiais dentro das
fábricas. A importância de um processo de produção enxuto, com estoques
baixos e de acordo com a demanda do cliente foi abordada por Rafael Eduardo
da Cruz, do Senai/SC em Itajaí, no primeiro painel do dia, sobre
logística industrial.
O especialista em logística dos Correios, Marco Antônio Bendin, falou
sobre as tendências do mercado postal e os investimentos em novos produtos
e serviços. O vice-presidente regional da Federação das Industrias de
Santa Catarina – Fiesc, Maurício César Pereira, moderador do debate,
salientou o empenho da entidade, em parceria com a Confederação Nacional
da Indústria – CNI, em solucionar os principais problemas logísticos do
Brasil.

Fórum NetMarinha
Os debates sobre logística e comércio internacional continuam nesta
sexta-feira (21) a partir das 10 horas. Enquanto isso, a feira segue aberta
das 9h30 às 20h. Mais informações pelo site www.tradesummit.com.br.

Programação 21/09
10h às 11h15   
Tema: Unificação ICMS Importados – impactos no sul do país   
11h30 às 13h15
Tema:    Novas Tecnologias - Integração de Modais e Segurança de Portos e
Terminais
14h30 às 16h45   
Tema: Portos Públicos e Terminais Privativos dentro do Porto Organizado e
Terminais Privativos – Competição ou Coopetição?   
17h às 18h15   
Tema: Santa Catarina – única plataforma de comércio exterior do país   

Informações para a imprensa:
Fábrica de Comunicação
Viviane Bornholdt ou Camilla Geiger
viviane@fabricacom.com.br
camilla@fabricacom.com.br
48 3027.6000
48 9125.7623 / 47 9921.2729

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