
Desde o primeiro dia deste ano, todos os veículos que saírem da linha de montagem deverão estar adequados ao Euro 5, o que, de acordo com os fabricantes, deve encarecer o preço do veículo entre 10 e 15%. “Acreditamos que o mercado sofrerá uma certa retração até que as condições de distribuição do novo diesel S-50 e do Arla 32 estejam mais claras para o transportador brasileiro. Por isso, esperamos uma redução nos volumes de vendas no segundo trimestre de 2012, e apostamos na retomada de crescimento da demanda a partir do início do segundo semestre”, declarou Marcelo Bouhid, gerente de Marketing da Iveco.
Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, se demonstra otimista, embora ressalte que o mercado ainda está receoso em relação à nova tecnologia. “Apesar de todas as incertezas em função da transição de motorização, o ano começou muito bem, registrando o melhor janeiro da historia, com 12.880 caminhões emplacados. A Volkswagen comercializou 3.553 unidades durante todo o mês passado, garantindo o primeiro lugar em vendas no mercado doméstico com 27,6% de participação”, explicou.
De acordo com a nova normatização, as montadoras não podem mais fabricar veículos com motorização Euro 3, porém o que já foi produzido pode ser faturado até o dia 31 de março, sendo que as concessionárias estão livres para comercializar estas unidades até o fim de seus estoques.
O diretor da MAN apontou, inclusive, que o bom desempenho do início do ano está atrelado à comercialização dos caminhões com motorização antiga. “As vendas continuam aquecidas, principalmente dos veículos Euro 3. Temos verificado que os frotistas estão buscando esta alternativa em função da dificuldade de encontrar o diesel S50 e o Arla 32 neste início de fase. Nota-se claramente, dia após dia, um aumento pelo interesse em modelos Euro 5, principalmente oriundo de empresas que possuem programas de sustentabilidade, mas ainda com baixa concretização de vendas. Recentemente, repassamos à Megabiaga seis caminhões que seguem a nova normatização que já estão em operação”, declarou Alouche.
Apesar de janeiro ter registrado números positivos, o mercado levará ainda um tempo para se adaptar à nova motorização, o que deve resultar em uma retração nos emplacamentos neste ano. “Considerando todo o cenário macroeconômico e também os picos e vales em decorrência da transição Euro 3-Euro 5, esperamos que o mercado de caminhões se mantenha em níveis importantes em 2012. Entretanto, não alcançará os números de 2011, devendo ficar aproximadamente 10% menor. Mas é importante destacar que, mesmo menor, o patamar de mercado ainda será alto”, conclui Bouhid, gerente da Iveco.
Fonte: Portal Web Transpo
Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, se demonstra otimista, embora ressalte que o mercado ainda está receoso em relação à nova tecnologia. “Apesar de todas as incertezas em função da transição de motorização, o ano começou muito bem, registrando o melhor janeiro da historia, com 12.880 caminhões emplacados. A Volkswagen comercializou 3.553 unidades durante todo o mês passado, garantindo o primeiro lugar em vendas no mercado doméstico com 27,6% de participação”, explicou.
De acordo com a nova normatização, as montadoras não podem mais fabricar veículos com motorização Euro 3, porém o que já foi produzido pode ser faturado até o dia 31 de março, sendo que as concessionárias estão livres para comercializar estas unidades até o fim de seus estoques.
O diretor da MAN apontou, inclusive, que o bom desempenho do início do ano está atrelado à comercialização dos caminhões com motorização antiga. “As vendas continuam aquecidas, principalmente dos veículos Euro 3. Temos verificado que os frotistas estão buscando esta alternativa em função da dificuldade de encontrar o diesel S50 e o Arla 32 neste início de fase. Nota-se claramente, dia após dia, um aumento pelo interesse em modelos Euro 5, principalmente oriundo de empresas que possuem programas de sustentabilidade, mas ainda com baixa concretização de vendas. Recentemente, repassamos à Megabiaga seis caminhões que seguem a nova normatização que já estão em operação”, declarou Alouche.
Apesar de janeiro ter registrado números positivos, o mercado levará ainda um tempo para se adaptar à nova motorização, o que deve resultar em uma retração nos emplacamentos neste ano. “Considerando todo o cenário macroeconômico e também os picos e vales em decorrência da transição Euro 3-Euro 5, esperamos que o mercado de caminhões se mantenha em níveis importantes em 2012. Entretanto, não alcançará os números de 2011, devendo ficar aproximadamente 10% menor. Mas é importante destacar que, mesmo menor, o patamar de mercado ainda será alto”, conclui Bouhid, gerente da Iveco.
Fonte: Portal Web Transpo
0 comentários:
Postar um comentário