Cefri/Cefrinor utiliza distribuição dirigida por voz em suas unidades


A Cefri/Cefrinor, grupo especializado em frigoconservação e distribuição de alimentos, mantêm atualmente duas unidades: uma em Mairinque, SP e outra em Simões Filho, BA. Fundado em 1973, o grupo coloca em prática um plano de expansão e modernização com investimentos previstos de R$ 20 milhões em sua planta nordestina e mais R$ 2,5 milhões na base paulista.
Sempre atenta a soluções capazes de aumentar a produtividade e a precisão de seus funcionários o grupo adotou a cinco anos em sua unidade nordestina o sistema de separação de pedidos por voz, desenvolvido pela Vocollect. O projeto foi implantado pela Seal Tecnologia, que também integrou os dispositivos de voice picking com o WMS (sistema de gerenciamento do depósito) local. Diante do aumento de 25% na produtividade do frigorífico apenas quatro meses após a instalação da tecnologia, o grupo decidiu ampliar o seu uso, extinguindo as listas de separação em papel que deixavam uma larga margem de erros no processo de separação de produtos.
Do total a ser investido para o plano de expansão, cerca de R$ 500 mil serão destinados à aquisição de novos dispositivos de coleta de dados por comando de voz, ampliando o volume e estendendo-os também para a unidade paulista, onde circulam aproximadamente 25 mil paletes por mês. Até o fim de 2010, serão aproximadamente 30 equipamentos em Mairinque e outros 50 em Simões Filho. Segundo Reginaldo Nogueira, diretor da Unidade São Paulo do grupo, o plano é ter em torno de 100 coletores por voz nas duas localidades até 2011, após a substituição completa dos coletores de radiofrequência baseados em scanner.
De acordo com Paula Saldanha, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Vocollect no Brasil, a tecnologia de voz é hoje uma das melhores opções para empresas que buscam maior produtividade em seus centros de distribuição, como o Grupo Cefri/Cefrinor. “A solução oferece aumento da produtividade e da acuracidade, maior segurança no centro de distribuição, redução no tempo de treinamento, aumento perceptível na satisfação tanto de clientes como de funcionários, além do ROI - Retorno sobre Investimento alcançado, em média, em um ano”, destaca a gerente.
Nogueira lista como os principais benefícios do voice picking a flexibilidade do operador, que passa a ter as mãos livres para fazer a separação de produtos, limitando a fadiga sob baixa iluminação e temperaturas que variam de +3º C a -30º C; a maior acuracidade no processo, reduzindo a margem de erros; e a maior agilidade na movimentação de mercadorias. Outro ponto positivo é a redução de tempo de inatividade do operador, devido a problemas de manutenção no sistema utilizado.
A adoção do projeto na unidade de Mairinque vai ao encontro dos planos da Cefri/Cefrinor para expandir sua atuação também no Sudeste. Com os novos equipamentos, o grupo busca ampliar a produtividade na região e aprimorar os ganhos conquistados pelas duas unidades. Com capacidade de manuseio de mais de 55 mil paletes de mercadorias por mês, a Cefri/Cefrinor atualmente dispõe de melhor estrutura para atender ao mercado local e para a separação das mercadorias que circulam na companhia.
“Utilizamos a tecnologia de voz nos processos de separação de pedidos na unidade do Nordeste e pretendemos absorver novas funcionalidades com o passar do tempo. Dentre os benefícios, destaco a alta resistência do equipamento para temperaturas negativas das câmaras frigoríficas; o baixo índice de quebra; a possibilidade de o usuário ficar com as mãos livres, facilitando as tarefas de manuseio na separação; o ganho de produtividade operacional; e também o ganho de acuracidade”, explica Luís R. Martinez, diretor geral da Cefrinor.
“O sistema de voice picking já havia garantido na Cefri/Cefrinor a entrega dos produtos com precisão e pontualidade, e agora a intenção é não apenas ampliar esses benefícios como transportá-los para a sua unidade paulista. A gestão simplificada e em tempo real das atividades dos frigoríficos por meio da solução da Vocollect irá agregar ainda mais qualidade à rotina operacional do grupo, quesito fundamental para seus planos de expansão”, afirma Wagner Bernardes, diretor de Marketing e Vendas da Seal Tecnologia. “Estamos satisfeitos por promover a integração do sistema com o ambiente operacional das duas plantas da Cefri/Cefrinor”, finaliza.

Fonte: LogWeb

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