Vale/FCA apresenta projeto Noroeste de Minas e assina protocolo de intenções com a Prefeitura de Pirapora

Segue notícia de um novo corredor de escoamento no Brasil. Matéria do ano passado mas de muito valor para a Logística.

No dia 03 de julho, após inauguração do Centro de Convenção, a Vale/FCA Ferrovia Centro-Atlântica e o Governo de Minas Gerais, promoveram encontro de negócios com produtores rurais e empresários em Pirapora, para dilvulgar o Projeto Noroeste de Minas. O evento contou com a presença do Secretário Adjunto de Agricultura, Paulo Romano, o vice-presidente do INDI (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais), Eduardo Bernis, analista do BDMG, Vanor Almeida Barbosa, prefeitos de Pirapora e região, entre outras autoridades e empresas parceiras de exportação de grãos e bancos públicos com atuação no fomento da produção agrícola em Minas Gerais- Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco do Nordeste (BNB) e Banco do Brasil (BB).
Durante o evento, representantes da Vale, da FCA e governo estadual apresentaram todas as etapas de desenvolvimento do projeto e vantagens com a implantação do novo terminal de transbordo e armazenagem em Pirapora (MG), para transporte de grãos e insumos e escoamento para o mercado externo. O novo corredor permitirá maior competitividade e aumento da produção local de soja, milho, álcool e açúcar e do consumo de insumos como fertilizantes, defensivos e sementes, gerando mais renda e investimentos para a região.
O Corredor de exportação vai ligar a região do Noroeste de Minas ao Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória, por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Terá uma localização privilegiada, com transporte ferroviário ágil e eficiente. E incentivará a produção de 2,6 milhões de toneladas de grãos de exportação, o que significa triplicar a atual produção, além de gerar cerca de 20 mil empregos em toda a região. O cultivo agrícola ocupa atualmente apenas 15% da área disponível na região.
O Projeto Noroeste de Minas lançado em maio, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, é resultado de uma parceria entre a Vale, FCA, Prefeitura de Pirapora e governo mineiro, planejado com foco no desenvolvimento regional, por meio da produção agrícola.
Segundo informações da Prefeitura, existia um projeto antigo, engavetado, que pertencia a Vale/FCA que era o projeto Pirapora-Unaí. Na ocasião em que assumiram o município em 2005, foi mostrado ao então presidente da Vale, Guilherme Laager, que a Vale/FCA era detentora desse ramal e que não seria possível, ter esse ramal no município dentro da cidade de Pirapora. E os responsáveis e proprietários não davam uma destinação para este ramal. Então juntamente com o ex-secretário de Planejamento, para que a Vale/FCA desse uma destinação para este ramal. E rapidamente, o Guilherme Laager autorizou alguns da equipe técnica para estarem em Pirapora. Foi então que foi apresentado a eles todo potencial que tinha em Pirapora e região. Mas, em encontro a essa vontade, a esse convite, a própria Vale/FCA também já trabalhava paralelo com a vontade de poder trazer para Pirapora esse terminal de cargas, esse transbordo.
De acordo com Eduardo Bernis, este investimento que está sendo feito, no noroeste de Minas, a partir de Pirapora não é um investimento que foi feito aleatoriamente. “Quando no final do ano passado a Vale procurou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentando o Projeto, não existe nenhuma outra fronteira agrícola no Brasil e eu diria no mundo, igual a esta aqui que nós temos no noroeste de Minas. E a partir desse projeto, desse levantamento técnico feito com todo embasamento, o governador Aécio Neves nos determinou a todo governo que abraçássemos esse projeto ou viabilizássemos o mais rapidamente possível, e assim foi feito. Fizemos contato com o BDMG, está aqui o representante do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, Vanor Almeida Barbosa, BNDES, Banco do Nordeste e um contato extremamente produtivo com o Banco do Brasil, que também é parte integrante desse projeto. E eu posso desde já, anunciar a todos vocês que o governo do Estado já licitou os projetos para esse asfaltamento que será de várias rodovias. E em um futuro muito próximo tenhamos a extensão Pirapora/Unaí para completar toda infra-estrutura necessária ao noroeste de Minas”, disse.
Após o encontro da Vale/FCA, a Prefeitura de Pirapora e a FCA assinaram o protocolo de intenções para reforma da Ponte Marechal Hermes, sobre o Rio São Francisco, e outro para implantar projetos urbanísticos da Prefeitura de Pirapora em áreas da FCA.
Crescimento para Minas Gerais
O Noroeste de Minas Gerais é uma das regiões mais promissoras em produção de grãos do país. A FCA, em conjunto com seus parceiros, quer transformar a região na mais nova potência agrícola nacional. Para isso, a Vale, a FCA, Prefeitura de Pirapora e parceiros deverão investir R$300 milhões nos próximos cinco anos, para criar um novo corredor logístico ligando o noroeste mineiro ao porto de Tubarão, em Vitória (ES). A Vale/FCA realizará vários investimentos na capacitação do novo corredor ferroviário como implantação do Terminal Graneleiro Multimodal de Pirapora (Tegramp), com aplicação de recursos no trecho ferroviário de Pirapora até Sete Lagoas. Compra e reforma de vagões e locomotivas e ampliação da capacidade de movimentação de fertilizantes no Terminal de Produtos Diversos (TPD), em Vitória.

Leia mais: http://pitacodoleo.com.br/blog/1467/um-ano-com-a-vale-em-pirapora/
Leia mais: http://www.agenciat1.com.br/807-fca-amplia-armazenagem-em-pirapora/

Fonte: Prefeitura de Pirapora


0 comentários:

Postar um comentário