Preço de porta-contêineres atinge maior alta em três anos

O preço total da venda de porta-contêineres no primeiro trimestre deste ano atingiu o preço mais alto dos últimos três anos, chegando a US$ 1 bilhão.
Dados publicados pela consultoria Clarksons mostram que apesar de 30 porta-contêineres que mudaram de dono no primeiro trimestre terem ficado um terço abaixo das 47 embarcações que foram vendidas no mesmo período do último ano, os preços ficaram significativamente mais altos quando comparados aos US$ 584,5 milhões gastos com eles na época.
O US$ 1 bilhão investido também é oito vezes maior que os US$ 129 milhões investidos no mercado de porta-contêineres de segunda mão no primeiro trimestre de 2009, quando apenas 17 navios de 20.442 Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés) de capacidade mudaram de proprietário. Já o preço dos ativos aumentou no último ano devido aos compradores oportunistas, incluindo os proprietários particulares gregos. O preço tabelado pela Clarkson para um porta-contêiner de 3.500 Teus e cinco anos de idade é de US$ 43,5 milhões pelos últimos seis meses, um pouco mais do que os US$ 26 milhões que esses navios custavam no primeiro trimestre de 2010.
Os preços dessas embarcações contrasta com o mercado de tanques e o de cargas pesadas, que viram um declínio de preços desde o começo do ano. O preço de um moderno navio de combustível ficou entre US$ 2 e US$ 3 milhões desde dezembro do ano passado. Já os recém-construídos dos estaleiros asiáticos nos últimos anos puxaram os preços dos bulkers de cinco anos com 170.000 dwt para US$ 47 milhões, um pouco abaixo dos US$ 50 milhões registrados no final de 2010.
Pelo menos 104 navios de combustível, totalizando 6.2m dwt, foram vendidos por US$ 1,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano. No setor de tanques, o primeiro trimestre viu a venda de 74 embarcações totalizando 7.5m dwt de capacidade de carga por US$ 2,1 bilhões.

Fonte: Guia Marítimo

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