Multimodal - Cosméticos e perfumaria: as peculiaridades e as tendências

Estes segmentos envolvem saúde, beleza e bem-estar, crescem bastante – segundo o SEBRAE, o mercado brasileiro de cosmético é o terceiro maior do mundo e tem apresentado resultados positivos nos últimos anos – e exigem cuidados especiais, tanto na armazenagem quanto na distribuição.
Operar com cosméticos e perfumaria, falando em termos de logística, não é fácil. São produtos que requerem procedimentos, equipamentos e certificações especiais, como apontado pelos representantes dos Operadores Logísticos e das transportadoras ouvidos nesta matéria especial.
“Estamos falando de saúde, beleza e bem estar, um mercado que cresce no mundo inteiro e exige cuidados específicos em toda a cadeia de suprimentos”, aponta Alessandro Panzan, executivo de logística do Expresso Jundiaí Logística e Transporte (Fone: 11 2152.6000).
De acordo com ele, a logística e o transporte de produtos de beleza e higiene pessoal possui muitas particularidades. Além da ampla aplicação dos conceitos e ferramentas logísticas comuns a todos os segmentos, é fundamental a regulamentação legal. “Os operadores logísticos e as empresas de transporte em geral necessitam de licenças e autorizações, a fim de garantir o cumprimento das normas da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, visto que são produtos que interferem na saúde e, ainda, podem ter efeitos reduzidos ou adversos se não forem bem armazenados ou transportados.”
Ainda segundo Panzan, as boas práticas adotadas para o setor de cosméticos e perfumaria decorrem do segmento farmacêutico, cuja relação com o de cosmético tem se estreitado cada vez mais. “Outro diferencial é a questão da embalagem interna, que também precisa estar intacta quando chega ao ponto de venda, semelhante ao que também exige o transporte de medicamentos. Isto aumenta muito a demanda por cuidados especiais no manuseio e na arrumação da carga, o uso de equipamentos como gaiolas metálicas e, principalmente, muito treinamento para as equipes de operações.”
Além da licença da ANVISA, Walter Bugelli Filho, diretor comercial de logística da Keepers Logística (Fone: 11 4151.9030), aponta outros diferenciais da logística de cosméticos e perfumaria: data de validade, lote, fracionamento, etc. “Essa logística tem um perfil diferenciado, pois possui muitos SKUs em ‘pouca’ quantidade, a movimentação acontece bem fracionada e existe o controle por data de validade e lote”, relaciona.
Sandra Santini, executiva de relacionamento da Transportadora Plimor (Fone: 11 2131.8000), também lembra que, em função de exigências legais, as empresas transportadoras devem observar a separação de cargas consideradas incompatíveis. A regra vale tanto para os terminais, onde devem ficar em áreas específicas, como para os caminhões. Outra demanda específica – ainda segundo Sandra – é relativa à grande agilidade demandada para o atendimento dos prazos.
Sob o ponto de vista da armazenagem, as diferenças também são grandes, conforme atesta Francisco Snoeck, gerente de operações da Intermarítima Terminais (Fone: 71 2202.5500). “A primeira grande diferença está na própria construção e adequação do CD. Operações relacionadas a cosmético e perfumaria precisam ter alguns requisitos que não são exigidos em operações normais, como controle de temperatura e atmosfera controlada. Outro grande ponto está na parte dos equipamentos envolvidos. Nas operações desse segmento é comum encontrar esteiras em todo o armazém, assim como Sorters para carregamentos dos pedidos, enquanto que em operações com outros produtos, como com alimentos, eletroeletrônicos e químicos, não se identifica a necessidade desses equipamentos.”
Já Cristiano Koga, diretor de vendas e engenharia para América do Sul da Penske Logistics (Fone: 11 3738.8200), diz que a principal diferença está na agilidade que uma operação mais B2C necessita, em relação a uma operação B2B. “É mais o negócio com o cliente do que com a empresa. As indústrias destes setores, na realidade, não vendem para o Walmart, elas vendem para a pessoa física, é um mercado extremamente pulverizado, uma logística complexa e capilarizada, onde se faz entrega para o indivíduo ou para a farmácia e a mercearia.”
E Koga faz questão de destacar: é por isso, pela complexidade desta distribuição, que as empresas estão tentando se instalar em CDs regionais, como vemos acontecer com gigantes do setor de cosméticos e perfumaria.
“De fato, visando a excelência no atendimento, as grandes empresas de cosméticos porta a porta estão abrindo grandes Centros de Distribuição em diversas regiões do país, que permitem que sua mercadoria seja entregue em um prazo menor, com custos mais baixos. Essas grandes empresas investem em planejamento para proporcionar soluções logísticas para seus clientes cada vez melhores, sem deixar de considerar a preocupação com a conservação do meio ambiente na tomada de decisões”, complementa Ricardo Gelain, diretor de marketing e vendas da TNT (Fone: 11 3573.7920).

Leia matéria na íntegra: http://www.logweb.com.br/novo/conteudo/noticia/26031/multimodal--cosmeticos-e-perfumaria-as-peculiaridades-e-as-tendencias

Fonte: LogWeb

0 comentários:

Postar um comentário