A logística na construção civil

A logística é a função sistêmica de otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização. Integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais, planejando e implementando o fluxo de materiais e informações. A logística tem origem francesa e vem do verbo "loger" (alojar). Usado como termo militar seria a arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Em termo mais amplo logística é a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos da fonte até os usuários.
A logística é a área funcional presente nas organizações que integra o fluxo de informações e o de materiais na busca da eficiência e eficácia das operações. Essa é uma busca que aplica-se de excelente forma para resolver os maiores problemas da construção civil relativos a produtividade ou em outras palavras ao desperdício de material e mão-de-obra.
A logística tem sido mais aplicada na distribuição de mercadorias visando a satisfação do atendimento ao cliente pelas empresas de bens de consumo não durável. No setor da construção civil o enfoque logístico se dá com um maior enfase no suprimento da obra relativo a movimentação de cargas de forma mecanizada. O baixo custo mão-de-obra brasileira permite o desperdício na sua utilização. Uma das características desse desperdício é a constância do re-trabalho tão comumente idenficado na análise sistêmica sob a lente dos conceitos logísticos.
Outro aspectos limitador na implantação da movimentação mecanizada na construção civil que também está relacionado com o custo de mão-de-obra barata é relativo ao investimentos em máquinas e equipamentos, pois a aquisição dos equipamentos acarreta desembolsos imediatos com retorno a médio prazo, sendo que a utilização intensiva de mão-de-obra operária não exige montantes significativos de desembolso. Mas é importante avaliar que padrão de qualidade e benefícios resultantes do investimento em máquinas e equipamentos proporcionaram ao longo do tempo um diferencial no desempenho operacional e redução de custos.
Logística e desperdício
Os primeiros ganhos na construção civil com a utilização dos conceitos movimentação de cargas mecanizadas está na armazenagem dos materiais. A correta escolha de equipamentos de armazenagem permite ganhos de espaços e qualidades. Segue alguns equipamentos de armazenagem utilizado pela indústria em geral que proporcionaria ganhos para a construção civil:
(a) Blocagem das cargas em paletes onde as unidades de cargas são dispostas uma sobre as outras.
(b)Os "Racks", ou montantes que permitem o empilhamento das cargas sem comprimi-las pois suportam e apóiam nas arestas dos paletes.
(c) Porta-paletes que são as estruturas que possuem um conjunto duas vigas longitudinal aos corredores dos armazéns onde são descarregado os paletes.
(d) Os "Drive-in" onde as estruturas possuem as vigas transversais aos corredores.
Ganhos na construção civil com a utilização dos conceitos movimentação de cargas mecanizadas está no transporte dos materiais.
(a) O carregamento com existência de docas de embarque permite a utilização de empilhadeirase paleteiras.
(b) Carrocerias roletadas facilita o deslizamento da carga.
(c) A utilização de carrocerias tipo "Sider" onde toda a lateral do veículo pode ser aberta facilita o carregamento.
Ganhos na construção civil com a utilização dos conceitos movimentação de cargas mecanizadas está na movimentação dos materiais.
(a) Utilização de garfos de empilhadeira, gancho "C" ou paleteira agilizam e garante a qualidade na movimentação de cargas evitando danos e desperdício dos produtos.
(b) Movimentação com o uso de correntes transportadoras. Possibilidades de implementação de novos modelos específicos para a construção civil.

Fonte: Fernando Henrique de Almeida Sobral
Site Interlogis Logística e Embalagem

0 comentários:

Postar um comentário