Seara investe R$ 40 milhões

A chegada dos trilhos da Ferronorte em Itiquira (357 km ao sul de Cuiabá)começa a desenvolver a região. Com investimentos de R$ 40 milhões, e atraídapela facilidade de logística, a empresa paranaense Seara Indústria deAlimentos aposta em seu primeiro projeto em Mato Grosso e constrói umterminal graneleiro intermodal para o transbordo de soja, milho, sorgo efarelo destinados à exportação. Previsão para começar a operar em novembro,o empreendimento, com capacidade de abrigar 100 mil toneladas de grão, iráatender os produtores da região sul do Estado.
O terminal tem capacidade para movimentar 1.000 toneladas/hora, com limitede 200 mil toneladas mensais. A instalação chega em um momento em que estácada vez mais crônica o déficit de armazenamento no Estado, atualmente de 25milhões de toneladas, de acordo com o Instituto Mato-grossense de EconomiaAgropecuária (Imea- MT). Somente para a safra 2010/2011, a previsão é a deque as lavouras de soja produzam mais de 19 milhões de toneladas. Conforme o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja eMilho de Mato Grosso (Aprosoja/ MT), Carlos Fávaro, é natural o empresas, principalmente do segmento Seara, Jorge Yoshii, vê o projetocomo positivo, não só para a logística da empresa como para toda a região."O terminal irá viabilizar o escoamento através do modal ferroviário,melhorando o resultado da operação e diminuindo o tráfego de caminhões paraos principais portos do país. Isto é, o terminal irá trazer competitividade para todos os produtores daregião", projeta.
Com a entrada em operação do trecho até Itiquira, emmeados do ano, juntamente com o terminal da Seara, aAmérica Latina Logística(ALL), empresa responsável pela construção dos trilhos da Ferronorte, esperaampliar sua movimentação de grãos na região em até 50%. INAUGURAÇÃOO terminal ferroviário de Itiquira, por onde passarão os trilhos daFerronorte, terá o lançamento de suas obras amanhã. Os investimentos daferrovia de toda Malha Norte, com destino a Rondonópolis, somam R$ 750milhões. De acordo com a ALL, a totalidade das obras deve empregar cerca de1,8 mil pessoas.

Fonte: Estadão


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