São Marcos, nome de tradição

Vizinha de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a cidade tem uma vida – e uma indústria – voltada para o caminhão. “Só não construímos caminhão porque nos falta montadora”, diz o prefeito
Guto Rocha .
Na praça da Matriz, no centro de São Marcos (RS), um monumento confirma que esta é uma cidade dos caminhões: a concha acústica, tão comum em cidades do interior, aqui tem um formato de cabine de caminhão. Em plena Serra Gaúcha, São Marcos acaba de completar 47 anos de emancipação da vizinha Caxias do Sul, de onde veio a ligação ao caminhão e ao transporte de cargas. “São Marcos é o que é hoje por causa do caminhão”, diz o prefeito Evandro Bonella Ballardin, 43 anos.
Com largas avenidas pavimentadas com paralelepípedos, que dão um charme especial à cidade, São Marcos abriga uma grande frota de caminhões – cerca de 3.500, segundo o prefeito. Como o município tem pouco mais de 20 mil habitantes, são cerca de seis moradores para cada caminhão. A grande maioria dos possantes é Scania, o que fez a marca declarar São Marcos “a cidade Scania do Brasil”.
Ballardin observa que, há não muito tempo, as empresas de transporte eram a grande força econômica da cidade. “Mas por uma questão de logística e por causa dos pedágios, muitas acabaram indo embora”, observa. São Marcos já foi sede da Rodoviário Michelon, empresa pioneira que foi considerada, na década de 90, a maior do ramo na América Latina. Ainda assim, muitas transportadoras, pequenos frotistas e autônomos continuam lá.
Só que, hoje, o principal motor da economia da cidade está na indústria metal-mecânica e nos serviços ligados aos brutos. “O setor metal-mecânico representa 60% da arrecadação do município, sendo que, desse total, 40% vêm das fábricas de autopeças”, comenta o prefeito. Mas o transporte de carga representa 20% do orçamento municipal.
A indústria voltada para o caminhão também é expressiva. Em São Marcos são produzidas capas, cortinas, tapetes para cabines, peças, surdinas, tanques e outros equipamentos rodoviários. A maior empresa do município em produção e em geração de impostos é a Instaladora São Marcos, que produz os componentes automotivos Bepo.
Em São Marcos existem empresas especializadas em pinturas, reformas, alongamento de cabines, chapeação, recapagem de pneus, entre outros serviços. “Hoje, a gente só não monta o caminhão por falta de montadora. O resto a gente faz”, garante o prefeito .

Fonte: Carga Pesada


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