Logística: TNT investe em qualidade de serviços

Uma das grandes operadoras de carga expressa no mundo, a TNT participou da mais recente edição da Couromoda, feira do setor calçadista que movimenta milhões de reais em negócios.
Para a TNT, o setor representa quase 15% da carteira, índice que deve aumentar nos próximos anos. “Dentro do nosso planejamento estratégico, definimos alguns mercados verticais para desenvolver e manter o serviço, e o setor calçadista é um deles”, confirma o diretor de Marketing da empresa Ricardo Gelain.
No final do ano passado, a operadora havia estimado aumento de dois dígitos na receita, o que, segundo Gelain, se confirmou. Uma das responsáveis por esse resultado foi a indústria calçadista. Outros setores de atuação são os de eletrônicos, e-commerce, automotivo e farmacêutico. “A TNT vem investindo nesses mercados-chave. Para este ano, estamos muito focados na melhora dos serviços, com grande ênfase em investimento em tecnologia”, informa.
Rastreamento por volume
A empresa vem investindo em um novo sistema operacional de identificação de cargas por código de barras, que permite o rastreamento de cada volume transportado. “O novo controle traz uma diferença muito grande, porque, quando se passa a escanear e a monitar cada volume, a cadeia se torna muito mais segura”, afirma Gelain.
O executivo não revela quanto foi investido no novo sistema. Segundo ele, o programa foi desenvolvido no Brasil, mas dentro do modelo global da TNT. “Tropicalizamos um pouco, porque o País tem algumas diferenças em relação a outros países”, comenta.
O sistema está em fase de término de implantação. “Estamos fechando com grandes clientes o processo de embarque, que exige a formalização de uma sistemática de trocas de arquivos entre as empresas, mas posso adiantar que o processo está em fase final”, adianta.
O executivo está convicto de que este ano será de grande atividade para a empresa. “Os mercados que definimos como prioritários têm boas perspectivas, e estamos muito ansiosos para finalizar toda esta mudança operacional de rastreamento por volume e informações em tempo real, para que o cliente possa começar a sentir as melhorias no processo de transporte”.
Divisão de unidades
A separação que ocorreu no cerne da empresa na Holanda e que dividiu a unidade de logística dos correios no ano passado não afetou a operação no Brasil. “O País sempre pertenceu à divisão Express; para nós, nada muda. É até interessante poder focar ainda mais nas operações de logística, que é o nosso core business”, comentou Gelain
No Brasil, a TNT já consolidou a integração com as empresas de transporte rodoviário – Mercúrio e Expresso Araçatuba, adquiridas em 2009. “Estamos fazendo uma transição paulatina das marcas porque a Expresso Araçatuba e a Mercúrio têm muita força em suas regiões de atuação. Em 2012 ou 2013 devemos migrar toda a identidade para TNT”, afirma o executivo.
Com as aquisições no Brasil e no Chile, onde a operadora comprou a Lit Cargo, também em 2009, a TNT engordou o portfólio de serviços internacionais. Agora, a empresa tem integradas as redes rodoaéreas do Brasil, da Argentina e do Chile. Pelo modal aéreo, a TNT conecta o Brasil com mais de 200 países. Já o serviço rodoviário atende a 5 mil municípios brasileiros e a seis países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru).
A empresa lançou no final do ano passado o Intercontinal Freight, serviço de carga aérea internacional. “Como a TNT tem grandes redes rodoviárias na Europa, na Ásia e na América do Sul, fazemos a conexão dessas redes pela nossa malha aérea e oferecemos ao cliente a possibilidade de transportar pelos modais rodoviário e aéreo com uma única empresa”, conta Gelain.
A empresa também passou a oferecer ao mercado o TNT International Freight e o TNT CBS (Customs BrokerageSolutions), produtos voltados para o comércio exterior. O primeiro é destinado ao transporte aéreo de carga pesada e, inicialmente, está disponível apenas no Estado de São Paulo, interligando os aeroportos de Viracopos e Cumbica à Europa, à China e aos Estados Unidos. O TNT CBS é uma solução que trata do desembaraço aduaneiro de importação e exportação formais.
Sistema Remessa
Gelain confirma que o momento é de grande potencialidade para o segmento da logística expressa. O executivo, que também é vice-presidente da Abraec (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional Expresso de Cargas), acredita que é crucial continuar a desenvolver sistemáticas que agilizem a operação e que ratifiquem a transparência dos processos e a segurança das cargas expressas.
Gelain é um dos apoiadores do sistema Remessa, que informatizou o controle da importação de documentos e remessas expressas por via aérea, mas sabe que o método ainda está em processo de desenvolvimento. “A TNT acredita muito nesse sistema, porque entende a informatização dos procedimentos de desembaraço aduaneiro como a única forma de o Brasil reduzir barreiras e o custo tributário da operação. Isso já tinha acontecido na carga formal, com o Siscomex e o Mantra, e agora está ocorrendo com a operação expressa, o que para nós é muito positivo”, afirma.
“Trata-se de um passo importante no diálogo com o governo, que conduziu a iniciativa. Isso tem muita relevância porque mostra um foco no comércio exterior extremamente profissional, garantindo segurança na cadeia logística expressa para o governo e também mais agilidade para o consumidor. Fica pendente a questão fiscal, dos impostos sobre esse tipo de carga”, conclui.

www.tnt.com

Fonte: ANTF

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