Com CD para Whirlpool, Penske passa a operar em Manaus, AM

Como parte da estratégia de crescimento em longo prazo no Brasil, a Penske Logistics (Fone: 11 3738.8200) inaugurou recentemente um CD em Manaus, AM, onde irá armazenar e distribuir produtos da Whirlpool, incluindo aparelhos de ar-condicionado e micro-ondas das marcas Consul e Brastemp, para os clientes de varejo da empresa em todo o Brasil.
É a primeira vez que a Operadora Logística opera na capital amazônica. Segundo Paulo Sarti, diretor de operações sênior da Penske Logistics América do Sul, a empresa chegou ao local, inicialmente, para atender à Whirlpool. Contudo, pretende ampliar a operação na região, que apresenta grandes oportunidades de crescimento, não só por conta da Zona Franca de Manaus, mas, também, pelo recente crescimento do poder de consumo da população.
Além disso, de acordo com Sarti, a região também vivia uma carência na área de armazenamento. “Enxergamos uma oportunidade de chegar à região em um momento em que nossos concorrentes ainda não chegaram. Operando próxima a uma importante zona de livre comércio industrial, a Penske será capaz de fornecer para os fabricantes na região os serviços de armazenagem de que precisam”, destaca o executivo.

Com a perspectiva de aumentar a operação em Manaus, a empresa pretende conquistar novos clientes, mas também dará atenção especial aos clientes atuais e que têm operação na cidade, mas antes eram atendidos por CDs situados em outros pontos. “Hoje, a operação em Manaus representa 5% do faturamento da companhia. O objetivo é que esta operação venha a representar até 15% dos nossos negócios”, destaca Sarti.
O novo CD, que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões, ocupa uma área de 11.000 m2, com capacidade para armazenar até 15.000 m3, utilizando armazenagem verticalizada. Em um primeiro momento, a estrutura será exclusiva para a Whirlpool, com capacidade para dobrar de área caso haja demanda. Inclusive, o cliente já está estudando uma possível expansão.
No local, a Penske vai fazer o trabalho de recebimento, armazenagem e expedição de mais de 140 SKUs de produtos da Whrilpool. A operação conta com empilhadeiras equipadas com clamps, devido ao perfil do produto armazenado, que exige, ainda, a armazenagem blocada, ao invés de estruturas portapaletes.
Em relação aos sistemas utilizados no CD, Sarti conta que foi instalado o ERP Logix e revela que toda a operação do armazém é controlada por um WMS e dispõe da utilização de coletores de dados via radiofrequência. As informações são trocadas entre os sistemas Penske e o ERP do cliente para que ambos sejam atualizados.
No que diz respeito à logística externa, o transporte de transferência entre a planta da Whirlpool e o armazém da Penske é realizado por modal rodoviário. Todavia, a empresa de logística está trabalhando junto ao cliente para que seja iniciada, também, a transferência para o restante do país com a utilização de transporte rodofluvial.
Como principais dificuldades para iniciar as operações em Manaus, Sarti aponta a escassez de mão de obra especializada, a baixa disponibilidade de equipamentos de movimentação e o alto custo dos serviços de telecomunicações, além da baixa oferta de áreas adequadas para armazenagem. “Tivemos um grande desafio em transpor todas estas dificuldades para a implantação de uma operação no prazo de duas semanas, e para isto contamos com a divisão de tarefas entre a nossa equipe e o auxílio de fornecedores já previamente contratados na região”, finaliza o diretor de operações.

Fonte:LogWeb

0 comentários:

Postar um comentário