Para o deputado federal Homero Pereira (PR/MT), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária e presidente da Frente da Logística de Transportes, o problema tem que ser resolvido com pesados investimentos em logística de transportes. O deputado reconhece que o governo federal tem feito investimentos em rodovias e ferrovias, mas que a matriz de transportes terrestres deveria ter modais com a rede hidroviária.
"As hidrovias deveriam ser priorizadas para o escoamento da produção. Mato Grosso, por exemplo, depende hoje de estradas para levar grãos e carnes para os portos do sudeste. As hidrovias precisam ser melhor utilizadas", ponderou.
Para o deputado, o Brasil deve prever o aproveitamento dos rios não só para o setor energético. "É um desperdício utilizar rios apenas para produzir energia. As hidrovias devem estar contempladas em projetos para construção de hidrelétricas", afirmou.
O cálculo dos prejuízos foi feito com base na projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta produção de 147 milhões de toneladas de alimentos para a safra de 2009/2010 e perda de 10% do volume produzido. Com o montante perdido, o Brasil poderia construir quatro portos com 16 berços de atracação ou 20 terminais de fertilizantes iguais ao que já existem no porto de Santos.
Contribuição : Laís Ferrari - Ferrari,Zagatto - Maringá
"As hidrovias deveriam ser priorizadas para o escoamento da produção. Mato Grosso, por exemplo, depende hoje de estradas para levar grãos e carnes para os portos do sudeste. As hidrovias precisam ser melhor utilizadas", ponderou.
Para o deputado, o Brasil deve prever o aproveitamento dos rios não só para o setor energético. "É um desperdício utilizar rios apenas para produzir energia. As hidrovias devem estar contempladas em projetos para construção de hidrelétricas", afirmou.
O cálculo dos prejuízos foi feito com base na projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta produção de 147 milhões de toneladas de alimentos para a safra de 2009/2010 e perda de 10% do volume produzido. Com o montante perdido, o Brasil poderia construir quatro portos com 16 berços de atracação ou 20 terminais de fertilizantes iguais ao que já existem no porto de Santos.
Contribuição : Laís Ferrari - Ferrari,Zagatto - Maringá
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