Portos em sintonia

A operadora de cargas portuguesa Transitex-Logística, braço logístico da holding Mota-Engil, quer fortalecer sua presença no mercado brasileiro incentivando as empresas a adotarem o porto de Lisboa como hub port para o comércio em território europeu.
Em evento realizado no Rio de Janeiro nesta semana, a direção da empresa apresentou a empresários brasileiros propostas e vantagens de se operar em conjunto com o porto de Lisboa para o escoamento de mercadorias.
Nessa lógica, o diretor da Transitex Brasil, Enrique Garcia, conta que buscar soluções que agilizem as trocas comerciais vão ao encontro do que oferece o porto português. Por isso, criar pontos intermediários entre os portos brasileiros e o de Lisboa dará um dinamismo maior para o fluxo de mercadorias, na avaliação do executivo.
“O porto de Lisboa é um dos mais modernos do mundo. A aproximação dos portos vem suprir as carências existentes nas ligações comerciais entre Brasil e Portugal e traz uma nova dinâmica na área de comércio exterior, sobretudo neste momento de ouro que o Brasil está vivendo, no qual há a necessidade de importar muitos produtos para o seu desenvolvimento”, disse Garcia.
O executivo afirmou estar bastante otimista com os resultados da empresa para 2010, sobretudo em relação à participação brasileira. No ano passado, a Transitex lucrou cerca de 30 milhões de euros; para este ano, espera-se que o faturamento dobre.
“Em 2010, vamos crescer 30% em relação a 2009. Neste ano, já ultrapassamos a barreira de 100 mil TEU, e temos expectativas de crescermos 10% em 2011. Em relação ao Brasil, estimamos que o País responda por 40% de todo o transporte realizado pela Transitex no próximo ano. Nos últimos três meses transportamos cerca de 1.500 contêineres do porto de Lisboa para o de Santos”, declara.
Segundo Garcia, a carteira de clientes no País é vasta, fruto da prospecção no escritório da empresa em Lisboa, que sempre atendeu a inúmeras empresas brasileiras. “Essa intensidade de comércio facilitou muito nossas atividades e possibilitou que a Transitex abrisse, em 2009, um escritório em São Paulo para que ficássemos próximos dos empresários brasileiros”, acrescentou.
No caminho inverso, Garcia disse que a Transitex busca conectar o escritório brasileiro com as 26 unidades ao redor do mundo, de modo a permitir uma interconexão no transporte, diminuindo, inclusive, o preço de frete cobrado por operação.“Os clientes brasileiros utilizam os nossos serviços para exportar minério de ferro para Portugal e Espanha, bem como alimentos e materiais de construção civil para a África Austral e o Sudeste Asiático. Como a Transitex está presente em todo o mundo, oferecemos os serviços door-to-door dentro de um pacote completo, o que barateia os custos sem prejudicar a eficiência”, explicou.

Porto de Lisboa
Presente ao evento, o administrador do porto de Lisboa, Luis Barroso, disse que o porto ibérico é o preferencial da América do Sul. Ele explicou que o complexo portuário lisboeta possui um hinterland amplo, adequado para a distribuição de carga para a toda Península Ibérica, o que faz reduzir os custos de transportes em 4%.
“O porto de Lisboa possui o mais moderno terminal de águas profundas existente nas zonas do Mediterrâneo e Europa Ocidental, com possibilidade de, simultaneamente, fazer a descarga de três tipos diferentes de produtos. Além disso, oferece uma das maiores infraestruturas portuárias da Europa para commodities agrícolas, com capacidade para movimentar 3 mil toneladas/hora ao longo de 900 metros de cais”, relatou o administrador do porto de Lisboa.

Conheça o Porto de Lisboa em: http://www.portodelisboa.pt/portal/page/portal/PORTAL_PORTO_LISBOA

Fonte: ANTF

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