Portos do Paraná ampliam operações

Volume de carga supera o obtido no ano passado...
Em apenas dez meses, os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, já contabilizaram um volume de cargas superior ao obtido em todo o ano passado. Segundo informações da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), de janeiro a outubro, 32,6 milhões de toneladas de mercadorias foram movimentadas, um incremento de 4,42% em relação aos 31,2 milhões de toneladas do ano de 2009.
Comparando com os dez primeiros meses do ano passado, o volume é 20% maior. De janeiro até outubro de 2009, foram transportadas 27,16 milhões de toneladas de mercadorias.
“Nossa expectativa é que a movimentação de mercadorias chegue bem próxima ou supere o recorde registrado no ano de 2007, quando movimentamos 38 milhões de toneladas de mercadorias”, garante Mario Lobo Filho, superintendente da Appa.
Exportações
Entre os produtos mais movimentados, a carga geral é um dos destaques com incremento de 21% no volume de mercadorias. Conforme anunciado, a exportação do açúcar ensacado foi um dos responsáveis por aumentar este índice. Até outubro, o total de embarques foi 52% maior em comparação com o mesmo período do ano passado.
Já os granéis sólidos registraram aumento de 22% na movimentação, com destaque para a remessa de milho. No ano, foram 2,54 milhões de toneladas exportadas do produto, contra 1,55 milhão de toneladas no mesmo período de 2009, um aumento de 64%.
Importações
Em relação aos produtos desembarcados nos complexos paranaenses, a movimentação de fertilizantes registrou uma alta de 43% e fechou o mês de outubro com a importação de 4,93 milhões de toneladas.
Já a importação de sal passou de 106,1 mil toneladas – no acumulado de 2009 - para 162,6 mil toneladas este ano, uma ampliação de 53% no volume movimentado.

Fonte: Revista Grandes Construções

0 comentários:

Postar um comentário