O Porto de Santos, no litoral paulista, recebeu a certificação de implantação do ISPS Code, código de segurança da Organização Marítima Internacional.
Segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), o reconhecimento é o mais importante do mundo em termos de segurança portuária. O ISPS Code apresenta normas sobre a entrada e saída de pessoas e veículos das áreas portuárias.
No Brasil, o certificado é emitido pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública de Portos, Terminais e Vias Navegáveis) e assegura a monitoração, a fiscalização e o controle dos meios de acesso ao cais público do Porto de Santos de acordo com as exigências internacionais de segurança portuária. Conforme relatou Alexandre Arantes de Menezes, presidente da Conportos, há dois anos o complexo portuário santista está se adequando para receber a certificação.
A Codesp passou por três passos para receber o reconhecimento. O primeiro foi a avaliação de risco, na qual foram analisados os acessos ao cais e descritas as possíveis deficiências de segurança face ao código proposto. Posteriormente, a análise envolveu a elaboração do plano de segurança, onde foram reunidas e organizadas as propostas sobre a avaliação de risco. Todas as atividades estavam previstas no projeto.
Em um primeiro momento foram efetuadas as edificações dos novos gates, instalação de equipamentos, treinamento de pessoal e cadastramento de usuários do porto para acesso ao cais público com emissão de cartões inteligentes. Depois, ocorreu a implantação do Sistema de Acesso Motivado nos gates, a instalação de mais 9 quilômetros de fibra óptica para contingência, a instalação de 165 novas câmeras, de 35 novas cancelas e de computadores e de periféricos - o CCOS foi reformulado e ganhou mais monitores e 27 novos servidores.
Ao falar sobre o recebimento da certificação, Menezes observou: "é um processo dinâmico e sem término. Eu costumo dizer que a entrega da certificação inicia um processo muito mais importante que a própria avaliação de riscos e danos. Ela incute em quem cuida da segurança no porto um alto grau de responsabilidade em manter o sistema funcionando de forma eficaz". Segundo ele, o documento de certificação deve ser entregue à Codesp na primeira quinzena de dezembro.
Fonte: Webtranspo
Segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), o reconhecimento é o mais importante do mundo em termos de segurança portuária. O ISPS Code apresenta normas sobre a entrada e saída de pessoas e veículos das áreas portuárias.
No Brasil, o certificado é emitido pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública de Portos, Terminais e Vias Navegáveis) e assegura a monitoração, a fiscalização e o controle dos meios de acesso ao cais público do Porto de Santos de acordo com as exigências internacionais de segurança portuária. Conforme relatou Alexandre Arantes de Menezes, presidente da Conportos, há dois anos o complexo portuário santista está se adequando para receber a certificação.
A Codesp passou por três passos para receber o reconhecimento. O primeiro foi a avaliação de risco, na qual foram analisados os acessos ao cais e descritas as possíveis deficiências de segurança face ao código proposto. Posteriormente, a análise envolveu a elaboração do plano de segurança, onde foram reunidas e organizadas as propostas sobre a avaliação de risco. Todas as atividades estavam previstas no projeto.
Em um primeiro momento foram efetuadas as edificações dos novos gates, instalação de equipamentos, treinamento de pessoal e cadastramento de usuários do porto para acesso ao cais público com emissão de cartões inteligentes. Depois, ocorreu a implantação do Sistema de Acesso Motivado nos gates, a instalação de mais 9 quilômetros de fibra óptica para contingência, a instalação de 165 novas câmeras, de 35 novas cancelas e de computadores e de periféricos - o CCOS foi reformulado e ganhou mais monitores e 27 novos servidores.
Ao falar sobre o recebimento da certificação, Menezes observou: "é um processo dinâmico e sem término. Eu costumo dizer que a entrega da certificação inicia um processo muito mais importante que a própria avaliação de riscos e danos. Ela incute em quem cuida da segurança no porto um alto grau de responsabilidade em manter o sistema funcionando de forma eficaz". Segundo ele, o documento de certificação deve ser entregue à Codesp na primeira quinzena de dezembro.
Fonte: Webtranspo
1 comentários:
Apesar de todas as dificuldades e falta de verbas e infraestrutura , Santos consegue este feito! Imagine se todos os investimentos previstos e prometidos serem realizados??
O que nos resta é torcer!!
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