Notícias do setor sucroalcooleiro‏

Renda maior permitirá que o setor de cana renove canaviais no próximo ano
O setor sucroenergético vive um momento de recuperação de preços e de margens, tanto na parte agrícola como na industrial. Esse cenário de rentabilidade foi desenhado devido a uma demanda forte por açúcar, que elevou os preços externos para os maiores patamares dos últimos 30 anos.
(Folha de S. Paulo)

Gabrielli confirma possibilidade de unificação de alcooldutos

O presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, confirmou hoje que uma possível unificação de projetos de alcoolduto na região central do Brasil está em análise. A existência de estudos em torno da captura de sinergias de diferentes redes tem sido noticiada pela Agência Estado desde agosto passado. "Temos o nosso projeto e há outros em andamento. É possível convergi-los para um projeto só", afirmou o executivo, após participar do 5º Fórum de Debates Brasilianas.org, realizado ontem em São Paulo. (Agência Estado)

Açúcar é novo aliado da balança comercial

A alta internacional do preço do açúcar afetará positivamente a balança comercial brasileira, afirmou o diretor de Cana-de-Açúcar, Água e Energia do Ministério da Agricultura, Cid Caldas, que acredita que isso não colocará em risco os estoques do produto no País nem afetará, pelo menos por enquanto, o preço do etanol. No entanto, para o mercado interno, a tendência é que o consumidor acabe pagando um preço mais alto, tanto para o açúcar como para os seus derivados. (DCI)

Etanol de resíduos agrícolas está nas bombas da Dinamarca

A Dinamarca é o primeiro país do mundo a disponibilizar biocombustíveis automotivos feitos de palha de trigo adicionados à gasolina nos postos de abastecimento. O novo biocombustível foi lançado pela multinacional norueguesa, Statoil, e é constituído por 5% de etanol celulósico de resíduos agrícolas e 95% de gasolina. Pelo menos cem postos fazem a distribuição inicialmente no país. Uma das empresas responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia para fabricar etanol celulósico, Novozymes, informa que o produto apresenta o mesmo rendimento da gasolina pura. A Novozymes tem uma unidade em Araucária, região de Curitiba, e os estudos realizados no Brasil com o bagaço da cana-de-açúcar também contribuíram para o sucesso do novo produto. (Paranashop)


Equipe Infologis


0 comentários:

Postar um comentário