EUA já exportam mais etanol que o Brasil
O Brasil já tem sua tradicional posição de maior exportador de etanol do mundo seriamente ameaçada. O País foi superado no final do primeiro semestre pelos Estados Unidos em vendas e analistas já apontam que a produção americana está cada vez mais competitiva e pronta para disputar o mercado internacional com o Brasil. O dólar desvalorizado e amplos investimentos começam a dar resultado nos EUA. (Agência Estado)
Pessuti assina decreto que dá crédito de 9% sobre ICMS às usinas de álcool
O governador Orlando Pessuti assinou, nesta sexta-feira (29), um decreto modificando o regulamento de ICMS no Paraná sobre a comercialização de álcool. Os produtores passarão a ter direito a um crédito presumido de 9% sobre o valor de operações internas e interestaduais com álcool etílico anidro e álcool etílico hidratado. A Secretaria da Fazenda concluiu que a modificação será benéfica para a economia do estado. “Era um compromisso que nós tínhamos assumido e estamos cumprindo”, disse. (Agência Estadual de Notícias)
Unica pede a Dilma avanços para o setor sucroalcooleiro
O presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), principal entidade sucroalcooleira do País, Marcos Jank, cobrou hoje "alguma coisa a mais" da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) como metas de políticas para o setor. "A vitória era esperada depois das últimas pesquisas e vejo uma continuidade do que Lula vez para o País, sem grandes mudanças", disse. "Mas é preciso alguma coisa a mais do que o governo Lula", completou. (Agência Estado)
Dourados, em MS, terá pólo de pesquisa para cana
Ao divulgar na última quinta-feira o lançamento de duas novas variedades de cana-de-açúcar - precoces, com elevado teor de sacarose, alta produtividade e resistente a doenças - pesquisadores do Centro de Tecnologia Canavieira - CTC anunciaram também, para breve, a instalação de um Posto Regional do CTC em Dourados. Esta unidade será responsável pelas pesquisas de solo e clima que determinarão, para o futuro, quais dentre as 22 variedades produzidas pelo CTC são mais indicadas para cada região produtora de cana do Estado de Mato Grosso do Sul. (Correio do Estado)
Emissões por combustíveis fósseis aumentam 39% em 18 anos no Estado
As emissões de gases de efeito estufa no Estado derivadas da queima de combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, cresceram 39% entre 1990 e 2008 - passaram de 56,9 milhões de toneladas para 79,2 milhões de toneladas. (O Estado de São Paulo)
CTC já detém tecnologia da cana transgênica
A pesquisa desenvolvida lá tem cinco pontos mais importantes. São buscadas exemplares de cana resistentes a insetos, que tenham mais teor de açúcar, maior produtividade, tolerância à seca, e tolerância à herbicidas. Cada um desses tópicos é um projeto científico diferente. "Fazemos q transformação da cana, a partir do que nos é solicitado, se uma cana com mais açúcar, ou uma cana resistente à seca, etc.", afirma Sabrina Chabregas, pesquisadora do laboratório. (Correio do Estado)
Estoques elevados sustentam alta dos preços do etanol
Os preços do etanol devem continuar a subir nos próximos meses, refletindo o elevado nível de estoques do combustível. Até a primeira quinzena de outubro, um total de 7,7 bilhões de litros estava armazenado no País, volume 57% maior que o registrado no mesmo período de 2009. (IG)
Butamax cria base de exportação de biobutanol no país
A Butamax, joint venture entre a companhia petrolífera inglesa British Petroleum (BP) e a americana DuPont , anuncia hoje a criação de seu primeiro laboratório no Brasil para o desenvolvimento e produção de biobutanol, biocombustível renovável que concorrerá com o etanol e a gasolina no mercado global de combustíveis. Em entrevista ao Valor, Tim Potter, principal executivo da companhia, disse que a unidade de Paulínia terá capacidade para exportar o produto para os EUA a partir de 2013. (Valor Econômico)
Presidente da Bentley diz que experiência brasileira foi importante para adotar tecnologia flex
Missão militar é a de construir o futuro com energia renovável
Com os insurgentes atacando cada vez mais o suprimento de combustível americano que passa pelo canal Khyber no Afeganistão, os militares americanos estão atrás do desenvolvimento da energia renovável para diminuir sua necessidade de transportar combustíveis fósseis. (The New York Times)
Custo de bateria emperra produção de carro elétrico
Estrelas no Salão do Automóvel, os carros elétricos ainda têm um obstáculo importante a vencer para tornar viável sua produção: o alto custo de suas baterias. Todas as montadoras desenvolvem hoje projetos (dentro e fora do país) e investem em carros com tecnologias menos agressivas ao ambiente, como a do carro 100% elétrico e a dos híbridos, que combinam motor a combustão (gasolina ou diesel) e elétrico. São os chamados "carros verdes", que, além de economizarem combustível, emitem entre 80% e 90% menos poluentes do que os modelos convencionais. (Folha Online)
Votação de projetos da camada pré-sal deve ficar para 2011
O líder do governo na Câmara Federal, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse nessa segunda, dia 1º, que a votação dos projetos do pré-sal podem ficar para o próximo ano. Apesar de o tema ser apontado como prioritário pelo governo – inclusive pela presidente eleita, Dilma Rousseff –, o deputado alerta que o tempo é escasso. Segundo Vaccarezza, a primeira missão do Congresso nesses dois meses é aprovar o orçamento de 2011. (Zero Hora)
0 comentários:
Postar um comentário