Túnel de base do Gottardo: a perfuração do mais longo túnel ferroviário do mundo será concluída na Suíça

Dia 15 de outubro de 2010 (sexta-feira - amanhã), a perfuração do túnel de base do Gottardo, o mais longo do mundo com seus 57 km, estará concluída. A swissinfo.ch dedica um dossiê especial multimídia a essa etapa maior das novas transversais alpinas, explicando a seu público o que está em jogo nessa construção.
Desde 1996, as fresas trabalham a todo vapor entre Erstfeld, do lado norte da montanha, e Bodio, do lado sul, para perfurar o mais longo túnel ferroviário do mundo. Elas terminarão a perfuração 14 anos depois, dia 15 de outubro de 2010 exatamente. Quando o túnel de base do Gottardo entra em serviço, a Suíça poderá de novo dizer que tem o mais longo túnel ferroviário do planeta. Por enquanto, o recorde ainda é do túnel do Seikan, no Japão, de 54 km. O túnel tem abertura prevista para dezembro de 2017, quando passarão por ele trens a 250 km/hora, reduzindo de uma hora o trajeto entre Mião e Zurique.
A swissinfo.ch consagra um dossiê especial a esse acontecimento, com artigos, galerias de fotos, diaporamas-áudio e outros elementos multimídia. Em embarca as pessoas interessadas para uma viagem de descoberta das diferentes facetas do projeto: como surgiu, as consequências para o país e para os Estados vizinhos, o trabalho dos operários, o mito do Gottardo.
O dossiê traz ainda outras ferrovias célebres da Suíça, como o Glacier Express ou a Bernina Express, enfatizando a política suíça para o setor de transportes.

Fonte: Portal Fator Brasil

0 comentários:

Postar um comentário